Servidores participam de treinamento para uso do novo sistema de geoprocessamento da prefeitura

A prefeitura, por meio da Secretaria de Governo, promoveu na última terça-feira (21) o primeiro treinamento para servidores sobre o sistema de geoprocessamento. A atividade aconteceu nas dependências da Secretaria da Educação.

Em parceria com a Escola de Governo, a prática consistia na apresentação do novo sistema de informações geográficas que será utilizado pela prefeitura. Chamado de Webgis, a plataforma ainda está em fase de implantação e funcionará como um integrador de informações do acervo administrativo.

Desenvolvido para operar no ambiente operacional da prefeitura, o Webgis pode armazenar, manipular, apresentar e gerenciar dados que possibilitem pesquisas e localização geográfica.

Sua principal função é integrar esses dados com objetos geográficos, permitindo a ampliação das características das pesquisas e os resultados encontrados. Por meio de mapas, cadastros e documentos, os usuários poderão navegar e cruzar informações de diferentes áreas de atuação.

Em um primeiro momento, a utilização do sistema estará restrita somente às Secretarias de Infraestrutura e de Fazenda, mas o intuito é de que pelo menos, um representante de cada secretaria passe pelo treinamento para integrar o uso da tecnologia e realize o abastecimento de dados.

Como o dispositivo ainda está em fase de teste, é fundamental que os servidores compartilhem da experiência que possuem, e forneçam um feedback sobre a ferramenta, apontando recursos que poderiam ser incorporados para que a tecnologia se torne funcional para todos os usuários.

A ideia é que posteriormente esse sistema também seja liberado para a população, para que os munícipes possam ter acesso aos dados disponibilizados pelo Poder Executivo.

(Texto e fotos: Danielle Magalhães)