Escola Estadual Professor José Parada receberá a peça “Juracy Boca Materna”

Juracy é uma mulher da vida e conta histórias das quais foi testemunha: injustiça social, loucura e abandono. Esse é o pano de fundo do espetáculo “Juracy Boca Materna”.

Apresentada pela prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, a montagem acontecerá na segunda-feira (3), em duas sessões, sendo às 10h e às 20h, na Escola Estadual Professor José Parada, no Pretória.

A dramaturgia foi construída com memórias reais da médica e atriz Andrea Amorim, que interpreta a personagem e utilizou como base da narrativa pacientes que atendeu pelos quase 30 anos de profissão, enquanto atuava no SUS. Dentro deste roteiro estão as histórias das vidas de pessoas em situação de rua, indígenas e periféricos.

Juracy tem origem na língua tupi, formado pela união das palavras ‘jura’, que quer dizer boca e ‘cy’, que significa mãe. O processo de criação da personagem nasce do encontro e dos diálogos entre Jorge Peloso, ator e diretor, e Andréa Amorim, que encontram na arte uma ferramenta de discussão sobre o mundo.

Da indignação mútua com as injustiças sociais, genocídio da população jovem negra e pobre, além do descaso com a população indígena, nasce Juracy boca materna.

Com uma narrativa sensível Andrea fala sobre loucura, interdição, luto, maternidade, doença, guerra e fronteiras, onde as narrativas dos excluídos, ora íntimas e pessoais, ecoam no cancioneiro popular brasileiro retratando uma totalidade que retira das agruras da opressão a matéria prima para a peça.

Anote na agenda

Espetáculo “Juracy boca materna”;
Segunda-feira, dia 3 de junho
Horário: primeira sessão às 10h e segunda sessão às 20h;
Local: Escola Estadual Professor José Parada;
Endereço: rua Bem te vi, s/n – Pretória;
Entrada gratuita.

(Texto: Luana Nascimento – Arte: Jonathan Agrinfo)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).