Edição de maio do “Vem Pro Parque” abre espaço para a 1ª Mostra Cultural de Economia Feminista e Solidária

No último domingo (26), aconteceu mais uma edição do “Vem Pro Parque”, evento que convida a população a sair de casa para curtir um dia repleto de atividades no parque Benedito Bueno de Morais.

Organizada pela prefeitura, a ação reuniu atividades esportivas, musicais, brinquedos e diversão para as crianças, além da 1ª Mostra Cultural de Economia Feminista e Solidária, evento criado para prestigiar a participação de mulheres empreendedoras no município.

Confira as fotos do evento

Incentivando os hábitos saudáveis, logo cedo, às 8h, começou a maratona esportiva no palco principal, com aulas de yoga, roda de capoeira, zumba, combat, entre outros. Simultaneamente, no Ginásio Paulo Rogério Seixas, rolou um festival de taekwondo e futsal. Já no campo, o público pôde relaxar fazendo uma aula aberta de pilates.

Para levar os cuidados com a saúde para mais perto dos franco-rochenses, o ônibus itinerante da Secretaria de Saúde estacionou na entrada do parque com uma equipe preparada para oferecer serviços como imunização contra a gripe, vacina contra a raiva, orientação sobre o combate à dengue, coleta de papanicolau e agendamento de mamografia.

Terezinha Andrade Nogueira levou a mãe pela primeira vez ao parque; dona Terezinha Ignes, de 88 anos, que é deficiente física e utiliza cadeiras de rodas. A filha conta que ficou sabendo do evento pelas redes sociais da prefeitura e decidiu aproveitar o espaço e a programação para sair da rotina.

Moradora do bairro Chácara Bom Tempo, Terezinha explica que mesmo com a dificuldade de locomoção, sentiu que valeu a pena levar a mãe para passear. “Sempre vejo a prefeitura promovendo essas ações e acho importante mostrar que é para todos, sejam idosos, crianças, cadeirantes, pessoas em qualquer condição”.

As novas quadras do parque também bombaram com competições de futevôlei, basquete, vôlei de areia, capoeira, karatê, badminton e tênis de mesa.

A criançada não ficou de fora desta edição e para ninguém ficar parado, a prefeitura espalhou camas elásticas, brinquedos infláveis e piscinas de bolinha garantindo a diversão dos pequenos.

No início da tarde, Vera Machado, do Fórum Estadual de Economia Solidária e Maria Fernanda Marcelino, da Marcha Mundial das Mulheres, organizaram a roda de conversa “Mulheres de lá e de cá”, para bater um papo sobre os caminhos e possibilidades da economia solidária em São Paulo.

E para demonstrar o trabalho exercido por essas mulheres, a 1ª Mostra Cultural de Economia Feminista e Solidária foi montada em toda a lateral do parque. Artesanato, acessórios femininos, roupas e bordados, cosméticos, cadernos, livros, bolsas, brinquedos educativos, folclóricos, além de comidas caseiras veganas e vegetarianas foram oferecidos durante todo o dia.

Organizada pela Associação das Mulheres na Economia Solidária (Amesol), a mostra faz parte de um projeto contemplado pelo ProAC, que visa ampliar a participação de mulheres empreendedoras nos mais diversos setores sociais, aproximando as que estejam fora do mercado de trabalho formal e movimentos coletivos que incentivem a cooperação, autogestão, responsabilidade social, promoção do desenvolvimento humano e equidade de gênero.

A associação estimula uma produção fora da lógica tradicional do mercado, onde o trabalho se adéqua à rotina e realidade das mulheres, já que muitas sofrem com a divisão desigual do trabalho doméstico e têm dificuldade em encontrar uma posição no mercado formal.

Música

Como em todas as edições do “Vem pro Parque” não poderia faltar uma boa música, e o grupo feminino Odisséia das Flores deu um show no palco principal, cantando sobre o cotidiano das mulheres negras e periféricas. Em seguida, Jéssica Lorenzo e Andressa encantaram a plateia ao som de violino e violão com melodias doces e envolventes.

Mais tarde, as meninas do Batuque de Lara trouxeram o bom e velho samba para Franco da Rocha. O trio, que carrega no nome uma linda homenagem a grande sambista Dona Ivone Lara, é formado por Dessa Brandão, Luciana Fernandes e Gisah. No repertório elas cantam ícones do gênero como Leci Brandão, Clementina de Jesus e Jovelina Pérola Negra.

Encerrando o domingão ensolarado, o parque municipal parou para receber a magia das animações infantis com o Festival de Desenhos, que reuniu os personagens mais amados pela garotada, como a turma da Frozen, Homem-Aranha, Ladybug e a Moana.

(Texto: Luana Nascimento – Foto: Jonathan Agrinfo)