Projeto “Quartas Histórias” levou a cultura do hip-hop para os jovens franco-rochenses

Na manhã do dia 29 de maio, última quarta-feira do mês, Samuel Porfirio e Kiko de Sousa, integrantes da produtora Engrenagem Urbana, apresentaram a oficina “Verso, prosa, cantigas e rimas – rap em tudo”, na biblioteca municipal Caio Graco da Silva Prado, para os alunos do 9º ano da escola estadual Professor Domingos Cambiaghi.

No evento, eles mostraram para as crianças como construir um rap com técnicas de rimas e abordaram a cultura do hip-hop.

A oficina tem como objetivo promover esse movimento artístico que nasceu nas ruas das periferias dos grandes centros e que, se no início não foi muito aceito pela sociedade, hoje, com muita luta, ganha espaço a cada dia, despertando o interesse de muitos jovens no Brasil.

Além disso a oficina mostrou aos estudantes a importância de ouvir outros gêneros musicais e também o quanto é fundamental o estudo e da dedicação na vida dos jovens para que eles cresçam bem.

Na ação, os alunos aprenderam sobre o hip-hop, que é composto por quatro linhas de frente sendo o MC, o DJ, o break e o grafite. Eles viram também como um rapper compõe as músicas, o tempo em que os instrumentos devem entrar na canção, métrica e ritmo.

Samuel falou sobre a importância da oficina: “Eventos como esse abrem portas para novos artistas e ajudam a levar a cultura do hip-hop para todos os cantos”, disse.

Junto com Kiko e com os alunos, Samuel criou um rap para que eles colocassem em prática as técnicas que aprenderam. Os estudantes escolheram um tema e começaram a dar sugestões de frases e rimas. Na ocasião o assunto escolhido foi de bastante repercussão nos dias atuais: a questão do racismo, que foi abordada também em sala de aula pelos professores.

A todo momento a dupla pedia a interação dos jovens com opiniões, músicas, questionamentos, trazendo para os estudantes uma visão diferente do hip-hop, despertando o interesse pelo estilo musical.

Ao final da montagem da música, eles cantaram com os apresentadores o rap feito com muita alegria e orgulho.

O projeto

No próximo mês haverá a apresentação da companhia Sansakroma, com o tema “Um ambiente no meio ambiente”, recomendado para crianças acima de 5 anos. As sessões acontecem às 10h e às 14h.

O projeto Quartas Histórias acontece sempre na última quarta-feira do mês e o público terá uma nova companhia para contar histórias diferentes na Biblioteca Municipal.

(Texto e fotos: Gabriela Saça)