Novos agentes e profissionais participam de curso introdutório para o Programa Saúde da Família

Entre os dias 27 e 31 de maio foi realizado o curso introdutório para o Programa Saúde da Família no auditório da Escola Superior de Bombeiros, em Franco da Rocha. Organizado pela Secretaria da Saúde, o evento reuniu 63 profissionais que receberam capacitação para atuar nas equipes de Atenção Básica – Estratégia Saúde da Família.

Veja fotos do evento

A solenidade de abertura do evento contou com a presença do prefeito Kiko Celeguim, da secretária da Saúde, Lorena Oliveira, da diretora de Atenção Básica, Alessandra Miranda e do comandante dos Bombeiros, Major PM Ivair da Silva.

Durante a atividade, Lorena falou aos ingressantes sobre os desafios do Sistema Público de Saúde. “O SUS é um sistema muito importante e também muito complexo. Nós, frequentemente ouvimos falar sobre as dificuldades desse sistema, mas hoje eu quero exaltar o trabalho superimportante que será feito por vocês: a prevenção, a promoção à saúde, o acompanhamento da saúde da população e o fortalecimento da Atenção Básica. Todos esses pontos são fundamentais para conseguirmos ter uma rede de qualidade em Franco da Rocha”.

O curso introdutório ofereceu aos profissionais uma carga de 45 horas de treinamento. O conteúdo programático incluiu os seguintes módulos: introdução à política nacional de atenção básica, introdução ao programa de agentes comunitários, bem como a rede de urgência e emergência e das diretrizes do núcleo de apoio à saúde da família.

Além disso, os agentes receberam palestras com equipes da Secretaria da Saúde que já atuam no programa. Entre os temas abordados havia competências essenciais para o profissional da Saúde da Família, abordando a saúde da mulher, saúde mental, humanização, saúde da criança e do adolescente, dengue, infecções sexualmente transmissíveis, entre outros.

Encerramento

O encerramento do curso introdutório ocorreu na segunda-feira (3), no salão do CSU, no parque municipal. Os profissionais ingressantes puderam levar seus convidados e familiares para assistirem à entrega dos certificados de participação.

Alessandra Miranda acompanhou toda a semana de curso e conta que, além de repor vagas que já estavam em aberto, os novos agentes ajudarão a ampliar os serviços que já são oferecidos pela Secretaria da Saúde.

“Foi uma semana intensa de trabalhos e de bastante aprendizado. Com esse curso nós buscamos o aperfeiçoamento profissional e a educação dos trabalhadores da saúde. Acredito que tão importante quanto os conhecimentos adquiridos aqui, será a relação direta que eles vão estabelecer com a população”, afirmou Alessandra.

Atenção Básica

O Ministério da Saúde classifica a Atenção Básica como primeiro nível de atenção em saúde.

O serviço é conhecido como a “porta de entrada” dos usuários do SUS e abrange promoção e a proteção da saúde, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde dos cidadãos.

Este trabalho é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas Unidades Odontológicas Móveis e nas Academias de Saúde.

Estratégia Saúde da Família

É considerada uma estratégia primordial para a organização e o fortalecimento da atenção básica. A partir do acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada, são desenvolvidas ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e de agravos mais frequentes.

(Texto e fotos: Luana Nascimento com informações do Ministério da Saúde)