Defesa Civil promove reunião para discutir ações de prevenção e mapeamento de áreas de risco da região

Na manhã da última quinta-feira (6), os núcleos da Defesa Civil dos municípios de Franco da Rocha, Caieiras, Cajamar, Francisco Morato e Mairiporã se reuniram na sede da secretaria da educação para discutir e compartilhar planos de ação e estratégias a serem utilizadas em bairros que enfrentam dificuldades de infraestrutura.

Dispostos em uma sala com quatro mesas, os 30 participantes da reunião formada por engenheiros, secretários, representantes dos municípios e moradores das áreas de estudo, apresentaram discussões que giravam em torno das causas e soluções para as dificuldades encontradas em áreas de risco. Eles também abordaram durante a atividade como os moradores também poderiam contribuir com uma solução.

Um dos bairros de Franco da Rocha tema da reunião foi o Jardim União, por estar localizado em uma área muito acidentada e de encosta é comum acontecerem escorregamentos do solo. Além disso, a região forma um vale que termina em um rio, o que traz consequentemente problemas de inundações. No bairro, em março deste ano, foi inaugurado um piscinão para conter o volume das águas pluviais e armazenar cerca de 200 milhões de litros em uma área de 100 mil metros quadrados, contribuindo para evitar enchentes na cidade.

Com a “Operação Verão”, que consiste na adoção de várias medidas que tem o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais, o bairro Jardim União já teve 30 moradores retirados de locais de alto risco e encaminhados para o programa “Minha Casa Minha Vida”, com o intuito de garantir segurança e uma moradia regular.

O diretor de Defesa Civil de Franco da Rocha, José Luiz de Oliveira, reiterou a importância desse tipo de encontro entre as cidades. “Franco da Rocha faz parte do CIMBAJU (Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri), então as características dessas regiões proporcionam problemas em comum, por isso a necessidade de fazer esse tipo de gestão de risco”.

Ao final, os profissionais se encaminharam para as áreas discutidas no encontro com o intuito de conseguir mais dados que contribuísse no balanço geral das informações já coletadas.

(Texto e foto: Danielle Magalhães)