Handebol feminino e badminton faturam medalha na 63º edição dos Jogos Regionais

No último domingo (7), as equipes femininas de handebol e badminton levaram medalha de prata e bronze respectivamente, durante a participação nos 63° Jogos Regionais, que aconteceu em São Sebastião.

As meninas do handebol fizeram a última partida contra a cidade de São José e terminaram com um placar de 23 x 14 na quadra da Escola Técnica Estadual (ETEC) do município.

Foram quatro partidas durante toda a competição, sendo duas na chave de classificação onde conquistaram o primeiro lugar ganhando de Mairiporã por 23 x 10 e depois de Francisco Morato por 20 x 15. Na semifinal elas enfrentaram Pindamonhangaba e ganharam de 22 x 15, sendo definido então a final contra São José dos Campos.

Na final, embora no início a equipe de Franco tivesse demonstrado muita fibra e autocontrole no jogo, já que conseguiram manter o placar apertado por quase toda a partida, com um grande trabalho da goleira Bianca Duarte, as adversárias conseguiram crescer na disputa e passaram à frente.

A técnica do time, Hosana Bastos, afirma que o a equipe adversária já possuía um histórico forte no esporte e que a final foi bem disputada. “Embora a semifinal seja sempre mais desafiadora por ser o que define nosso destino na competição e a classificação para os jogos abertos, a partida mais difícil foi a final, mas demonstramos uma evolução enorme da equipe de Franco”.

Com a colocação, o time franco-rochense se classifica para os jogos abertos que serão em outubro. Até lá a técnica já começa a cogitar novos caminhos para a equipe. “A satisfação é imensa, a alegria enorme, pois trabalhamos muito e é nesses momentos que sentimos que tudo vale a pena, por isso a ideia agora é de atrair cada vez mais meninas para os projetos para manter a evolução da equipe”, afirmou.

Badminton também é medalha

A grande novidade nesse campeonato foi a entrada da cidade no badminton, que apesar de ser muito popular na Europa, no Brasil não é tão conhecida ainda, mas vem ganhando muitos adeptos ao longo dos últimos anos.

A equipe formada por 4 atletas jogou contra Pindamonhangaba e Caraguatatuba, conquistando a medalha de bronze na categoria por equipes.

O badminton se baseia em movimentos de saque e defesa usando uma espécie de peteca, que no esporte é chamada de volante ou birdie. Mesmo apresentando muita semelhança em relação ao tênis são distintas entre si se compararmos a técnica usada, pontuação, quadra, entre outras peculiaridades.

A técnica Dayse Cristina afirmou que a equipe foi formada recentemente e que descobriu os novos talentos por acaso, brincando de badminton no parque Benedito Bueno de Morais, mas que já possui muitas expectativas em relação ao time. “Foi a primeira competição delas, mas pelo pouco tempo de treino a colocação foi além do esperado. Agora é treinar e jogar alguns campeonatos para pegar o ritmo de jogo e ano que vem buscar o 1º lugar”, concluiu.

(Texto: Danielle Magalhães – Foto: Equipe Esporte)