Festival de Inverno 2019 apresenta um mês inteiro de programação cultural gratuita

Em Franco da Rocha, agosto é mês de aproveitar o tempo frio e curtir uma programação cultural repleta de música, dança e teatro no Festival de Inverno.

Serão cerca de 30 atrações para todos os públicos, espalhadas pelos polos culturais da cidade, que vão do Centro Cultural Newton Gomes de Sá até a Biblioteca e parque municipal. Todas as atividades têm entrada gratuita.

Neste ano, o público vai se divertir com intervenções artísticas, palestras e shows, além de uma linda homenagem ao gênio do rock Raul Seixas e a tão esperada volta do Franco do Rock.

Confira baixo a programação completa do festival:

2 de agosto (sexta-feira)
Sarau Estação Poesia – às 19h, na Biblioteca Municipal Caio Graco da Silva Prado
O sarau surgiu em 2016 por meio de uma parceria entre a Secretaria da Cultura e da Cia 7 na Linha. O objetivo principal é incentivar os moradores e artistas a produzirem e desfrutarem da cultura local. Nesta edição, haverá uma exposição de desenhos dos parceiros Bruno Barboza e Juliana Dorigon, com o projeto Bruju.

3 de agosto (sábado)
Abertura da exposição “Complexo Cultural Nailton” – às 18h, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá
Exposição individual do artista plástico Nailton. Figura conhecida na cidade, ele apresenta uma série de esculturas, desenhos, gravuras, entre outras linguagens, articulando memórias afetivas e acontecimentos sociais na construção de um universo próprio, criando ao seu modo, formas de linguagem, seja a partir da papietagem, desenho, gravura, bordado e stencil.
*A exposição continuará no período de 3 de agosto a 6 de setembro, das 9h às 20h no Centro Cultural Newton.

Show Massonetos – às 19h, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá
Ele, com carreira artística em grupos musicais há 22. Ela, nos bastidores dessa carreira, há 18. Nesse período, muito foi construído: músicas, projetos, discos, shows, ativismos, uma filha e um lar. Agora, a dupla se prepara para o lançamento de seu álbum de estreia. O disco, que traz canções autorais com fortes traços da MPB e suas influências folclóricas, tem apoio do ProAC Editais.

4 de agosto (domingo)
Intervenção Artística Cordel Musicado – Primeira sessão às 16h e segunda às 17h30, no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais
Apresentada pela Cia. TriCreArt, a intervenção busca reforçar a cultura nordestina de versos rimados com musicalidade ao vivo. Os versos são de autoria da própria companhia e têm como objetivo agregar valor ao evento e marcar memoravelmente os visitantes e o público.

9 de agosto (sexta-feira)
Espetáculo Teatral Estaúde – às 20h, no Centro Cultural
Encenada pela Cia Estaúde de teatro, a peça traz uma estética cênica baseada nos conceitos do teatro físico e estudos do teatrólogo polonês Tadeusz Kantor. No enredo, nove personagens encontram-se repentinamente enclausurados em um lugar desconhecido, não se lembrando de que forma isso aconteceu. Durante o desenrolar do espetáculo, a situação claustrofóbica e desesperadora desperta em cada um deles as potencialidades de suas personalidades, onde seus limites são testados o tempo todo.

10 de agosto (sábado)
Sussurros Literários – Primeira sessão às 16h e segunda às 17h30, no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais
Apresentada pela Cia. TriCreArt, a intervenção propõe ao público apreciar textos literários de grandes artistas nacionais e internacionais, vivenciando uma experiência inusitada e surpreendente. A ação de sussurros literários aguça a audição, amplia a imaginação e, muitas vezes, acaba desencadeando emoções.

Espetáculo Teatral Estaúde – às 20h, no Centro Cultural

11 de agosto (domingo)
Espetáculo de dança “Ô saudade” – às 19h, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá
Projeto de dança contemporânea idealizado pela Rumos Cia Experimental de Dança e contemplado pelo ProAC Municípios. Para compor o espetáculo, o grupo realizou uma pesquisa coreográfica baseada em um estudo acerca do povo nordestino, sua migração para as grandes cidades e as consequências emocionais causadas por este deslocamento. No enredo, há a figura do nordestino que depara-se com a necessidade de abandonar sua terra, em busca de novos caminhos e possibilidades.

13 de agosto (terça-feira)
Bibliosesc – das 10h às 16h, na Praça Benedito Batista de Oliveira (em frente à Emeb Roberto Meconi)
Projeto de incentivo à leitura, que oferece gratuitamente empréstimo e consulta de livros, jornais e revistas.

14 de agosto (quarta-feira)
Oficina de escultura em papelão – das 15h às 16h, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá
Oficina relacionada à exposição “Complexo Cultural – Nailton”, trazendo o pensar, criar e fazer arte com esculturas de papelão. Com Nailton, Danilo Oliveira, curador da exposição, e Márcia Silveira.

Palestra “Arte autodidata e contemporânea” – às 19h, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá
Palestra com o tema “Arte Autodidata e Contemporânea – um panorama da produção artística fora do circuito oficial e sua inserção no campo da arte contemporânea (arte popular, arte bruta, outsider e outras denominações)”.

16 de agosto (sexta-feira)
Espetáculo teatral “Um bravo Canto para Desatar os Perversos Nós” – às 20h, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá
O texto apresenta uma estrutura épica e híbrida, envolvendo interatividade com a plateia, canto, música, apresentação de folhetos de cordel, diálogos com o público e rupturas dramáticas, onde o ator interpreta vinte e dois personagens.

17 de agosto (sábado)
Circuito Violada – das 17h às 22h, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá
O projeto Urutu traz uma nova linguagem e formação ao universo da viola brasileira. Em formato de duo instrumental, busca uma conversa entre duas violas. Neste mês, os grandes convidados serão Letícia Leal e Caio de Souza, dois expoentes do instrumento, com os quais a afinidade musical e de repertório se deu logo no primeiro momento.

Intervenção Artística “Poesias ao Vento” – Primeira sessão às 16h e segunda às 17h30, no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais
A intervenção propõe a participação espontânea do público e possui relação direta da língua portuguesa e da cultura afro-brasileira. As pessoas são convidadas a selecionar poesias de personalidades negras, trazendo reflexão, multiculturalidade, união entre as raças e um sopro de esperança.

Ensaie no Parque – das 18h às 20h, no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais
Pensado para oferecer um espaço de divulgação das bandas e artistas de Franco da Rocha e região, o Ensaie no Parque traz as bandas Veneta e Adamastor e seus Baptistas.

18 de agosto (domingo)
Espetáculo de dança Kantuta – às 19h, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá
Projeto contemplado pelo ProAC municípios e criado pela Rumos Cia Experimental de Dança. O espetáculo busca disseminar a dança contemporânea como uma forma de comunicação e expressão, retratando a migração dos bolivianos para a cidade de São Paulo, a busca por dias melhores, o atravessar pela fronteira, as condições de trabalho e a costura como principal atividade laboral. A montagem traz ainda a preservação da cultura boliviana, suas raízes, sabores, festividades e o momento em família.

23 de agosto (sexta-feira)
Espetáculo teatral “Sobre Ciências e Ternuras” – às 20h, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá
Encenada por André Arruda e dirigida por Lilian Soares, a montagem traz momentos, lugares e personagens que fizeram/fazem parte do imaginário da cidade. O texto traz histórias, estórias, música e poesia, entrelaçadas por um contador que, aos poucos, vai revelando ao público o redescobrimento do seu lugar.

24 de agosto (sábado)
Intervenção artística infantil “Elas contam” – às 17h, em frente à Casa de Cultura Marielle Franco
Intervenção artística infantil onde as atrizes contam aos participantes, através dos sentidos, a direção para qual caminha o ser humano, com ações e respectivas reações, com poemas traçados de maneira que o expectador, ao término, queira a continuidade.

Espetáculo infantil “O mágico atrapalhado” – às 19h no Centro Cultural Newton Gomes de Sá
O espetáculo é uma adaptação feita pela Cia Ateliê Cênico Musical do conto “Um Atrapalhado no Circo”, de Patrícia Nogueira, do grupo Ponto de Fiandeiras. Narrado pela atriz e cantora Giu Rocha e com trilha sonora tocada ao vivo pela musicista Roberta Forte, o conto é costurado por interações com a platéia e tem por escolha estética a simplicidade, deixando sempre espaço para que a imaginação da platéia complete as lacunas e sejam co-criadores dessa dessa aventura.

27 de agosto (terça-feira)
Bibliosesc – das 10h às 16h, na Praça Benedito Batista de Oliveira (em frente à Emeb Roberto Meconi)

28 de agosto (quarta-feira)
Quartas Histórias – primeira sessão às 10h e segunda às 14h, na Biblioteca Municipal Caio Graco da Silva Prado
Criado para ampliar o universo da literatura e dos contos para as crianças, o projeto Quartas Histórias, cujo título é inspirado no livro de Rinaldo Fernandes, em homenagem à obra de Guimarães Rosa, pretende estimular a criatividade e a imaginação infantil, resgatando antigas tradições orais.

Abertura do II Encontro de Pesquisadores – às 19h, no Tablado Juquery
O evento visa construir um espaço multidisciplinar para divulgação e compartilhamento da história, desenvolvimento e identidade cultural do município, promovendo um intercâmbio entre os pesquisadores e seus saberes. A realização do encontro está inserida no plano de ação do Programa Franco Memória. Criada em 2017, a iniciativa dá suporte à execução do Plano Municipal de Cultura, no que diz respeito ao patrimônio cultural do município, reunindo um conjunto de ações que buscam investigar e preservar a memória da cidade de Franco da Rocha.

29 de agosto (quinta-feira)
II Encontro de Pesquisadores – das 10 às 17h, no Tablado Juquery

30 de agosto (sexta-feira)
II Encontro de Pesquisadores – das 10h às 17h, no Tablado Juquery

Espetáculo de dança “Nossa Franco, Nossa Rocha – às 20h, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá
Contemplado pelo ProAC Municípios, em 2019, por iniciativa da Cia de Dança Yuquery, o espetáculo dirigido por Fábio Dasher, mostra a trajetória de Franco da Rocha além do famoso Hospital Psiquiátrico do Juquery. A montagem traz os bailarinos interpretando personagens que fizeram a história na cidade, desde os primórdios indígenas, a passagem dos bandeirantes em busca de riqueza, a construção da ferrovia São Paulo Railway Company, a Parada do Feijão, a construção do Hospital Psiquiátrico e o acolhimento de pessoas vindas de diversas partes do país.
Elenco: Beatriz Caetano, Cassia Gois,Fábio Dasher, Iara Oliveira, Lavínia Cruz.

31 de agosto (sábado)
Roda das andorinhas – com Mirian Violeira – às 17h, no calçadão da Casa de Cultura Marielle Franco
As Andorinhas do Lago Azul é um grupo de mulheres cantadoras de Franco da Rocha. Tudo começou em 2015 no Cras do bairro Lago Azul, onde se iniciou um grupo de atividades para idosos. Logo, uma turma de animadas mulheres começa a cantar e passa a ser conhecida como “As Meninas Cantoras do Lago Azul”. Em 2017, com a parceria entre as Secretarias da Assistência Social e Cultura, e com a chegada do oficineiro Fabio Miranda, o grupo muda de nome para “Andorinhas do Lago Azul”, por conta de sua forte união. Neste mês, o evento recebe a musicista Mirian Violeira.

Show Chico Salem canta Raul Vivo – às 20h, no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais
Trinta anos após a morte precoce de Raul Seixas, o músico Chico Salem interpreta os principais clássicos do ídolo do rock nacional, fazendo uma homenagem à vida e à obra de Raul Seixas para mostrar o quanto ele está vivo e presente na realidade em que vivemos.

1º de setembro (domingo)
Franco do Rock – das 16h às 22h no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais
Projeto que tornou-se conhecido na década de 90, em Franco da Rocha, onde diversos grupos da cidade se apresentavam gratuitamente para os mais diversos públicos. Em 2019, a iniciativa retorna comemorando 20 anos de sua criação para trazer a memória de um evento que unia dezenas de munícipes por meio da arte.

(Texto: Luana Nascimento – Arte: Dalmir Junior)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).