Franco da Rocha recebe prêmio na 16ª Mostra Nacional “Brasil, aqui tem SUS”

Nos dias 2 e 3 de julho foi realizada a 16ª Mostra Nacional “Brasil, aqui Tem SUS” celebrada durante o XXXV Congresso do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) em Brasília. Foram 500 trabalhos inscritos em todo o país, e Franco da Rocha foi contemplada dentre os projetos apresentados pelo estado de São Paulo, que somou 13 premiações na mostra.

A prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, apresentou o trabalho com o intuito de demonstrar a relevância das ações da gestão municipal na captação de recursos, graças a organização das redes de atenção à saúde, mediante a ampliação das equipes de saúde da família, dos serviços de saúde mental e da urgência e emergência.

Durante o congresso, Franco da Rocha teve três trabalhos selecionados para serem apresentados nacionalmente. Democratização da saúde: Direitos e avanços da saúde no sistema prisional;  Processo Formativo de Apoio em Saúde Mental no município e, o trabalho premiado, Estruturação da Rede de Saúde de Franco da Rocha, por meio da transferência de recursos obrigatórios e voluntários ao município.

Com a implantação da iniciativa a cidade teve um aumento no montante total dos recursos repassados pelo Governo Federal, garantindo o recebimento dos recursos de custeio e investimento, o que possibilitou melhorias significativas na quantidade e qualidade dos serviços de saúde municipais.

A secretária de saúde, Lorena Oliveira, explicou como foi o processo de inserção do projeto no município. “Organizar nossa rede de saúde foi um grande desafio. Não há recursos financeiros para tudo, precisamos definir as prioridades e buscar todas as formas possíveis para que o município amplie seu orçamento, foi isso que fizemos e essa experiência foi escolhida para ser apresentada entre as melhores do país, junto a outros dois trabalhos”.

Na ocasião também foram lançados o Catálogo e o Livro das Experiências Premiadas, referente a “15ª Mostra Brasil, aqui tem SUS”, promovida durante o Congresso do CONASEMS de 2018, quando Franco da Rocha foi premiada com trabalho na área de Planejamento do SUS com o trabalho “Impacto da ampliação do serviço psicossocial no perfil das internações hospitalares no período de 2014 a 2017”.

No evento, estiveram presentes sete integrantes da secretaria, entre diretores e secretários para o recebimento do prêmio.

A diretora de Gestão em Saúde, Samanta Silva, falou da importância da conquista para a cidade. “Esse prêmio demonstra que o SUS (Sistema Único de Saúde) em Franco da Rocha está no rumo certo. O sistema é feito por muitas mãos, desde o conselho municipal de saúde até os trabalhadores, e esse prêmio indica que nossa dedicação está valendo a pena”.

(Texto: Danielle Magalhães – Fotos: Equipe Saúde)