63°Jogos Regionais: paratletas conquistam cinco medalhas na natação

Os paratletas da natação de Franco da Rocha chegaram com tudo e faturaram cinco medalhas para o município na 63° edição dos Jogos Regionais, que aconteceu em São Sebastião.

Na competição, que aconteceu entre os dias 2 e 13 de julho, Osvaldo Buziquia e Kevin Melo disputaram as provas de 100 metros costas, 100 metros nado peito e 400 metros nado livre, na categoria de atletas com deficiência (ACD).

Durante a preparação para disputar o torneio, os nadadores seguiram um cronograma específico para aumentar o rendimento nos jogos. Nos últimos seis meses os treinos foram montados de acordo com as suas respectivas necessidades mais urgentes, para que conseguissem usar 100% do seu potencial. O trabalho surtiu o efeito desejado, pois os paratletas fizeram os seus melhores tempos.

Promessa no esporte

Em sua estreia nos Jogos Regionais, Kevin de Melo, de apenas 13 anos, mostrou toda a sua força disputando com atletas de alto nível, e sagrou-se campeão das provas de 100 metros costas com um tempo de 1’22.86, que o deixou entre os 20 melhores atletas do país na categoria. Também levou o ouro nos 400 metros livre e ficou em 2° lugar nos 100 metros peito, o que lhe garantiu uma vaga na 83º edição dos Jogos Abertos do Interior, que acontecerá em outubro na cidade de Marília, onde irá em busca de um feito inédito, que é a conquista de duas medalhas nessa competição.

O treinador Vitor Cassiano explicou como é essencial ter esse tipo de representatividade para o público que possui alguma deficiência. “É fundamental ter um atleta de 13 anos que já está entre os melhores do estado de São Paulo, ainda mais sendo ACD. Pensa em quantos bons atletas temos na cidade que precisam de motivação pra começar um esporte, e no caso do Kevin, eu não tenho dúvidas que daqui uns dois ou três anos será um dos melhores do país”.

O nadador nasceu com uma doença congênita e entrou no esporte por incentivo da mãe, que acreditava no potencial do filho, que com apenas dois meses de natação já participava de sua primeira competição. Depois disso não parou mais, e em 2017 foi campeão em todas as provas que disputou nos Jogos Escolares Paralímpicos. No ano seguinte, ele representou o Clube ESPERIA em seu primeiro Campeonato Paulista de Paranatação, conquistando o 3° lugar nos 200 metros medley, e 3° lugar nos 100 metros costas.

Experiências vividas

Natural de Franco da Rocha, Osvaldo Buziquia de 54 anos, sofreu uma lesão jogando futebol em 1987, e após um erro médico acabou tendo que amputar a perna direita. Depois do incidente, decidiu fazer natação e com o tempo passou a treinar para participar de torneios.

Hoje o veterano já soma mais de 10 premiações no esporte, e nos regionais desse ano deixou sua marca faturando a medalha de prata nos 100 metros costas e bronze nos 400 metros nado livre.

O treinador que esteve presente desde o começo da formação de ambos os esportistas conta como esse encontro de gerações reflete de forma muito positiva no desempenho profissional. “Seu Osvaldo deixou um legado maravilhoso para os novos atletas, eu peço sempre a ele que continue a motivá-los e isso vem dando muito certo. Na primeira competição do Kevin ele estava ao lado do Osvaldo, neste ano também nadou com ele. Osvaldo é o espelho do Kevin e um orgulho para Franco da Rocha”, afirmou orgulhoso.

(Texto: Danielle Magalhães – Foto: Equipe Esporte)