Após grande sucesso, Juca Beer chega ao seu 4º lote de fabricação

A primeira cerveja artesanal social do Estado de São Paulo está aqui em Franco da Rocha e neste mês chegou ao seu 4º lote de fabricação.

Criada no projeto “Juquery Art Vila”, que faz parte do Programa Municipal de Fomento à Economia Popular e Solidária da cidade, a Juca Beer é feita pelos participantes do projeto, em três versões: a pilsen, IPA e a weiss, todas produzidas manualmente.

“No início, nós fizemos uma pesquisa de mercado, por conta dos cursos que queríamos dar no centro solidário de capacitação e qualificação, e então começamos a perceber que o curso de cerveja artesanal seria interessante porque não tínhamos na cidade, era um mercado em expansão, e nessa primeira turma tivemos em torno de 15 empreendedores”, comentou Luciane Mosca, diretora de Proteção Social.

A cerveja, que é feita por um processo manual e artesanal, demora cerca de 20 dias para estar pronta, já que passa pela moagem dos grãos de malte, pela brasagem, lavagem, fervura, fermentação, maturação, envase e, por último, a refermentação.

As etapas são feitas com todo cuidado para que nada seja perdido, além de uma dose de dedicação por parte da equipe. “Queríamos dar continuidade para o projeto, já que os alunos do curso de cervejaria paravam por motivos pessoais, então junto com a gestão pensamos em uma forma de não parar com o programa. A solução foi capacitar a equipe que dava assistência e agora faz a cerveja”, disse Karin Dartora, gestora de núcleos, projetos e ações solidarias da Assistência Social de Franco.

O processo é feito dentro do equipamento da economia solidária, com toda a estrutura que eles precisam, desde o moedor até as escumadeiras, tudo muito bem higienizado para que não haja contaminação em nenhum dos estágios.

Tipos de cerveja

A pilsen é feita de quatro ingredientes: água, lúpulo, levedura e malte de cevada, assim o líquido fica claro, leve e refrescante. Já a IPA, que na verdade se chama India Pale Ale, tem na composição os mesmos ingredientes, só que a diferença é a quantidade e a concentração de lúpulos que faz com que a bebida fique mais amarga.

A weiss é uma cerveja com base de malte de trigo e de cevada, lúpulo, com sabor refrescante, amargo suave, com aromas que podem variar.

Vale ressaltar que as cervejas têm validade de seis meses e são vendidas na feira do Juquery Art Vila. Os preços variam conforme o tipo de cerveja e das garrafas.

Mudança de vida

O Juquery Art Vila compõe um dos eixos do Programa Municipal de Fomento à Economia Popular e Solidária e nasceu por iniciativa da Secretaria de Assistência Social, junto ao Fundo Social de Solidariedade sendo inaugurado no dia 22 de dezembro de 2017.

A feira é montada dentro no parque Benedito Bueno de Morais às sextas, sábados e domingos, contando com artesanatos variados, gastronomia artesanal e vegana, bebidas, produtos orgânicos, entre outros.

A primeira turma de empreendedores solidários participou dos cursos oferecidos pelo Centro Solidário de Capacitação da prefeitura, onde há prioridade para pessoas em situação de vulnerabilidade social, em geral, cadastradas em programas de transferência de renda.

Em seguida, eles passaram pelo laboratório onde aprenderam o ofício na prática acompanhadas por profissionais da área e, por fim, o grupo entrou na chamada incubadora, em uma parceria da prefeitura com o SEBRAE. No espaço, as pessoas receberam orientação sobre gestão de negócios e empreendimento, adquirindo autonomia e respaldo para iniciar o próprio negócio, mudando suas vidas.

(Texto e Fotos: Gabriela Saça)