Peça “Um bravo canto para desatar os nós” será apresentada no Centro Cultural

Homenagear poetas brasileiros e abrir espaço para uma reflexão sobre os problemas que afligem os diversos segmentos da nossa sociedade. Esse é o propósito da peça “Um bravo canto para desatar os nós”, que será apresentada gratuitamente na sexta-feira (16), às 20h, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá.

A montagem é oferecida pela prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura e acontece dentro da programação do Festival de Inverno 2019.

Com texto do ator, diretor, professor de teatro e dramaturgo Luiz Assis Monteiro, a peça é resultado de uma pesquisa realizada durante 3 anos, sobre a poesia popular brasileira. Foram pesquisados cerca de 300 poetas de cordel e mais 50 poetas populares de quinze estados brasileiros. Desta coletânea, sete foram selecionados para serem apresentados na montagem.

O espetáculo se inicia com uma crítica sobre a necessidade da poesia no mundo, frente ao universo da globalização e da chamada era tecnológica, trazendo clássicos da literatura como Machado de Assis, Juvenal Galeno, Raimundo Santa Helena, entre outros grandes nomes que vãos desde os clássicos, como o gênero erudito até a literatura popular e de cordel.

Assis Monteiro faz ainda um convite ao público para refletir sobre a questão do racismo e da discriminação no Brasil, apresentando o comovente poema Negro Serafim, de Rossine Camargo Guarnieri.

Aproveitando a deixa do poema, ele questiona sobre o desaparecimento do pedreiro Amarildo, morto pela polícia em 2014, no Rio de Janeiro.

Em um momento singelo e de rara beleza, é apresentado o texto de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, e que deságua nos versos de Patativa do Assaré, poeta cearense.

Clique aqui para conhecer a programação completa do Festival de Inverno 2019.

Anote na agenda

Espetáculo “Um bravo canto para desatar os nós”;
Data: domingo, 16 de agosto, às 20h;
Local: Centro Cultural Newton Gomes de Sá;
Endereço: avenida Sete de Setembro, s/n – Vila Artur Sestini;
Entrada: gratuita;
Classificação: 14 anos.

(Texto: Luana Nascimento – Foto: Equipe Cultura)