Oficina de Coral Cênico Percussivo e Musicalização Infantil acontece no Centro Cultural

A música é capaz de unir em uma só harmonia diferentes sons capazes de construir diversas melodias.

Por isso, com o intuito de abranger e conhecer mais a fundo o universo musical, a prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura promove aulas de coral cênico percussivo e musicalização infantil, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, que estimula os alunos a terem contato com o próprio corpo, usando-o como principal ferramenta para produzir música.

O curso visa, principalmente, a educação musical básica, desenvolvendo as habilidades e técnicas na arte da escuta.

Durante as aulas, as crianças e jovens têm a oportunidade de trabalhar a parte teórica de uma forma lúdica, pois mesmo sem perceber eles aprendem as técnicas musicais por meio de jogos e dinâmicas sobre expressividade, criação e produção musical, além da assimilação corporal, que é utilizada como uma importante ferramenta educacional.

A aula sempre começa com um alongamento de todas as partes essenciais do corpo usada na prática que são os pés, pernas e mãos, para estabelecer tanto a ativação do corpo como da mente, além do aquecimento de voz.

Com as batidas dos pés compassadas, o barulho emitido pelas palmas, e a junção de diferentes vozes, a composição entoada vai tomando forma e, aos poucos, os alunos constroem uma melodia harmônica sem a utilização de qualquer instrumento físico.

A professora Roberta Forte que já leciona há 10 anos está à frente do curso, e é atriz, educadora musical, regente, compositora, entre muitas outras formações.

Mestra em educação, a musicista transita musicalmente pelo teatro, dança e literatura, vivenciando e desenvolvendo pesquisas, onde grande parte de sua produção é dedicado ao público infantojuvenil.

Ela explica como seu trabalho vai muito além da música, pois ensina valores fundamentais para os dias de hoje. “Aqui nós desenvolvemos a empatia com o próximo, porque trabalhamos muito em cima da questão de ouvir e sentir o outro, e acima de tudo respeitar, com isso e eles acabam estabelecendo uma conexão que contribui para a formação de um grupo de verdade. Outro ponto é a questão da desinibição que eles adquirem, é possível ver a maneira como eles entram introvertidos aqui, e saem se abrindo para o mundo e se sentindo pertencentes a um lugar”.

Maria Eduarda, de 11 anos, durante os exercícios já demonstrava muita familiaridade e técnica com as atividades propostas, e conta como a música já faz parte da sua vida há muito tempo. “Desde pequena eu faço aulas de música na escola, e quando minha mãe descobriu que no Centro Cultural tinha, passei a vir aqui também. A professora ensina muito bem e as atividades são sempre muito divertidas e interessantes”.

Ficou interessado? Então não perca a chance de fazer parte dessa experiência musical que o fará conhecer uma nova perspectiva do que é fazer música.

O curso é dividido em faixas etárias com idade mínima de 5 anos, portanto não deixe de conferir os dias e horários adequados ao seu perfil.

A inscrição pode ser feita neste link

Dias e Horários

Terças-feiras – das 13h30 às 15h00 – pré-adolescentes de 08 a 13 anos;
Terças-feiras – das 15h00 às 17h00 – adultos;
Terças-feiras – das 18h30 às 20h30 – pré-adolescentes de 08 a 13 anos;
Quartas-feiras – das 18h30 às 19h30 – crianças de 05 a 07 anos (Musicalização Infantil).

(Texto: Danielle Magalhães – Fotos: Gabriela Saça)