Franco da Rocha participa de Festival no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro

Para incentivar a prática de esportes entre crianças e adolescentes a prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e Secretaria da Saúde reuniram alunos do núcleo de esportes, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e CAPS Infantojuvenil, para participar do “Festival de Escolinhas de Esportes Paralímpico” que aconteceu no começo do mês (3), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CPB), localizado na Vila Guarani, em São Paulo.

O evento tinha como objetivo aumentar o número de alunos das escolinhas esportivas, proporcionando a melhora da saúde física e mental dos adeptos.

Com a interação entre os equipamentos, o município contou com a participação de 50 interessados, entre pais e atletas, que foram prestigiar o festival e que passaram o dia aproveitando as atividades lúdicas sob monitoria realizada pelos profissionais do centro.

No mesmo dia teve a assinatura de um novo projeto, que será a escolinha para crianças e adolescentes de 10 a 17 anos com deficiência em São Paulo, sendo uma parceria entre CPB e Caixa. Para fazer parte da iniciativa é necessário que os atletas sejam residentes na cidade de São Paulo ou municípios vizinhos, e que estejam matriculadas em rede de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Franco da Rocha foi um dos municípios contemplados com o projeto que oferece iniciação em oito modalidades sendo: atletismo, bocha, futebol de 5, goalball, judô, natação, tênis de mesa e vôlei sentado sendo oferecidos transporte, alimentação e uniforme gratuitamente.

O coordenador de esportes, Aguinaldo de Jesus, conta como é importante esse tipo de interação entre os municípios. “Este evento mostrou a união e força da nossa região, onde as cidades de Franco da Rocha, Francisco Morato e Caieiras marcarão presença neste importante evento, que proporcionou uma grande integração entre os pais e atletas”.

Pela primeira vez na história a cidade participa de um evento realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, que representa e lidera o movimento paralímpico no país, sempre em busca de promover e proporcionar o desenvolvimento do esporte de alto rendimento para as pessoas com deficiência.

(Texto: Danielle Magalhães Foto: Secretaria de Esporte e Lazer)