Campo do Juquery é reinaugurado e será importante na formação de novos atletas

A prefeitura reinaugurou no sábado (24) o campo do Complexo Hospitalar do Juquery, que será mais um polo para a prática de esportes no município.

De cara, o espaço foi cercado, nivelado e gramado para uma melhor experiência esportiva. O local agora conta com banco modernos para os jogadores reservas e para árbitros.

O campo, que já foi o palco principal da prefeitura para realização de partidas do campeonato municipal, agora será um celeiro de craques, formando novos atletas.

Isso porque a partir do momento que a prefeitura tem o campo no parque para a realização dos jogos do torneio municipal, fará do espaço apenas um local para as escolinhas de futebol da cidade.

Para dar início à cerimônia, a Secretaria da Educação, Renata Celeguim começou explicando sobre esse novo espaço educacional do município. “Em 2015, o Governo do Estado cedeu, por tempo indeterminado, essa área para a prefeitura. Uma parte dessa área é voltada apenas para a educação e o campo está dentro dela”.

Renata também falou sobre o local e seu uso a partir de agora. “Como esse espaço foi doado para a Educação, foi por isso que conseguimos fazer alguns investimentos nesta área. Tudo o que está nessa área do início do jardim até a antiga costura tem que ter relação com atividades educacionais. O campo, em especial, vai ser trabalhado e focado na criança, adolescente, e o jovem que está vinculado à escola”.

Finalizando o recado aos presentes, a Secretária da Educação deixou claro a importância do campo para as crianças e jovens franco-rochenses. “Vamos priorizar o esporte formação, não o esporte competição e nem recreação”.

A ideia, segundo Renata, é continuar fazendo melhorias no espaço cedido para a prefeitura no Juquery. Os vestiário e pergolado são tombados pelo patrimônio histórico e a expectativa é de reformá-los. Na antiga creche, que acabou sofrendo um incêndio, queremos reformar para fazer uma brinquedoteca voltada para crianças, entre outras melhorias”.

Reforçando a fala da secretária da Educação, Silmara Ciampone, Secretária de Esporte, afirmou que existem cerca de 950 alunos cadastrados para usufruir do espaço de formação.

“Todos os nossos alunos são acompanhados na escola, eles têm que apresentar sempre seus resultados. Os professores têm acesso ao rendimento escolar de cada um e situação familiar”, comentou Silmara, ressaltando a parceria que tem com a Educação.

Outra boa notícia foi revelada pela secretária de esporte durante a inauguração do campo. “Representantes do clube espanhol Real Madrid mostraram interesse em utilizar os nossos campos em Franco da Rocha para formação de atletas. Eles querem investir no esporte do município”.

Ainda em sua fala ela disse seu desejo com o novo polo esportivo do município. “Muito mais do que formar atleta, queremos formar cidadãos de bem. Não pode ser só bom de bola, tem que ser bom de estudo.”.

Logo após a fala das secretárias, foi a vez do prefeito em exercício, Dr. Nivaldo parabenizar todos pelo trabalho realizado, que tornou possível essa reinauguração do campo.

“Para quem é mais antigo, lembra de como era essa época no Juquery, um jardim lindo, campo bem cuidado e nós estamos resgatando isso aos poucos. Não é fácil, pois precisamos de recurso, mas não estamos deixando de lutar para conquistar e dar os passos para isso”, afirmou Nivaldo, sobre a reinauguração do espaço.

Ao terminar seu depoimento, todos foram desenrolar a fita para inaugurar o campo.

Para o jogo de estreia entraram em campo times de Franco da Rocha e Francisco Morato. O pontapé inicial da partida foi dado pelo Capitão Laércio, mais conhecido como Capita, ícone do esporte franco-rochense. O segundo toque foi feito pelo prefeito em exercício, que chutou a bola para a secretária de esportes marcar o primeiro gol da nova fase do campo.

Participaram da cerimônia, além de representantes da prefeitura, os vereadores Alex Caixa, Eric Valini, Emerson Gêmeos, Pablo Cunha, Junior do Sindicato, Kinho, George e Josineto.

(Texto e foto: Ewerton Geniseli)