I Fórum do Conselho Municipal de Educação reuniu cerca de 90 profissionais da área

Na última sexta-feira (6), cerca de 90 profissionais da área da educação se reuniram para realizar o I Fórum Municipal de Educação de Franco da Rocha.

A prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, promoveu o encontro com o intuito de oferecer um espaço de compartilhamento de experiências e discussões relacionadas aos avanços da profissão.

A palestra tinha como homenageado o educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, considerado um dos estudiosos mais notáveis da história da pedagogia, passando a ser conhecido como o patrono da educação brasileira.

Na abertura do evento, os presentes puderam assistir um vídeo disponibilizado pelo instituto Paulo Freire, sobre quem foi esse grande professor que inspirou muitos em sua jornada.

O magistério está entre as maiores categorias de trabalhadores do mundo, por isso, partindo desse fato, a pesquisadora Márcia Aparecida Jacomini, responsável em conduzir a discussão,  abordou como principal tema “Condições de trabalho docente e qualidade social da escola”, fazendo um balanço sobre os avanços que as leis tiveram desde a constituição de 88, jornada de trabalho, plano de carreira, infraestrutura, entre outros assuntos.

A presidente do Conselho Municipal de Educação, Silmara Pimentel, explicou sobre a importância desse tipo de atividade. “É fundamental discutir cada vez mais a valorização do docente, quadro de apoio, como isso é garantido e a qualidade, assegurando o sucesso na sala de aula, ou seja, na educação de jovens e adultos. O 1º Fórum de Educação veio da vontade de discutir uma educação de qualidade”.

A funcionária pública Jaene Neves, moradora da cidade há 50 anos, destacou como o município mudou no quesito ensino. “Eu trabalho nessa área há 16 anos, e fazendo um comparativo de tempos atrás até agora, é notável o progresso da nossa cidade em relação à educação. Fazer esses encontros é de muita importância para nós como profissionais”, explica.

Ao final, foi aberto um espaço de perguntas sobre o conteúdo apresentado na palestra, para que todos pudessem expor suas críticas e dúvidas sobre o assunto proposto, que estabeleceu uma interação social entre os presentes, o que foi de grande valia para o debate.

(Texto e foto: Danielle Magalhães)