Parceria da prefeitura com Comitê Paralímpico Brasileiro oferece treinamento esportivo para crianças e jovens

Os esportes paralímpicos estão ganhando cada vez mais destaque no mundo. No caso do Brasil, os resultados nas Paralímpiadas de 2016, no Rio de Janeiro, e mais recentemente nos Jogos Parapan-Americanos, realizados no Peru, foram históricos, fazendo as melhores campanhas de todos os tempos.

Por isso, para encontrar e reconhecer novos talentos, no dia 3 de setembro, a prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, firmou uma parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), para participar do Projeto de Formação em Esporte Paraolímpicos.

O objetivo é promover a iniciação de crianças e adolescentes com deficiência física, visual e intelectual, com idade entre 10 e 17 anos em modalidades paralímpicas.

O CPB disponibilizou inicialmente 15 vagas para a criançada, divididas entre o CAPS Infantojuvenil, a APAE e alguns alunos que participam das oficinas oferecidas pela Secretaria de Esportes e Lazer, para as modalidades de atletismo, bocha, goalball, judô, natação, tênis de mesa, vôlei sentado e futebol de 5.

O projeto terá nove meses de duração e os atletas treinarão duas vezes por semana. Todos os alunos experimentarão os esportes paralímpicos oficializados para cada tipo de deficiência.

Dando sequência nas aulas, na segunda-feira (16), as crianças tiveram o seu primeiro dia de atividade no CPB. Além disso, elas receberão transporte gratuito, refeição e uniforme específico para a prática esportiva. Elas ainda farão acompanhamento especializado com a intenção de selecionar os melhores atletas para o aprimorar suas aptidões nas modalidades.

(Texto: Gabriela Saça – Foto: Equipe Esporte)