Franco em Ação chega ao bairro Jardim Luíza repleto de novidades

O domingo (15) começou ensolarado, repleto de diversas atividades e atendimento para os munícipes com o programa “Franco em Ação”, que aconteceu no bairro Jardim Luíza.

A ação, realizada em frente à Escola Estadual Ivone dos Anjos, recebeu também as autoridades locais para anunciar a construção de uma nova creche no bairro. Confira as fotos do evento

O espaço contará com 844,50 metros quadrados de área construída, com capacidade de atendimento de até 188 crianças em dois turnos, sendo matutino e vespertino, ou 94 crianças em período integral.

A escola de educação infantil será destinada para alunos na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses e contará com uma estrutura completa atendendo as necessidades dos pequenos com salas de atividades específicas para cada idade, pátio coberto, refeitório, playground e muito mais.

A solenidade contou com a presença do prefeito Kiko Celeguim, do vice Dr. Nivaldo, além da secretária da Educação, Renata Celeguim; da secretaria da Cultura, Taiana Garcia, do secretário-adjunto de Assistência Social, Raphael Cruz e dos vereadores do município.

Em sua fala, o prefeito Kiko explicou como a construção da nova unidade infantil impacta significativamente na vida da população. “Um investimento como esse não só traz melhorias para esta região, mas para a cidade como um todo, oferecendo mais serviços para as pessoas que são atendidas aqui, aliviando as creches do entorno, tornando a cidade mais adequada para a prestação de serviço à população”, afirmou.

Franco em ação

Promovido pela prefeitura, as secretarias da Saúde, Esporte e lazer, Governo, Educação, Assistência Social e Cultura, estiveram participando do projeto “Franco em ação” e disponibilizaram diversos atendimentos e atividades para que os moradores do Jardim Luíza e entorno pudessem curtir um momento de lazer e, ao mesmo tempo, conhecer os serviços que a cidade tem a oferecer.

Ao longo do dia também foram realizados atendimentos pela equipe de saúde que auxiliava com informações e orientações sobre os serviços disponibilizados pelas Unidade Básica de Saúde (UBS). Foram feitos um total de 16 vacinas contra o sarampo, 18 aferições de pressão e dextro e 12 testes rápidos de HIV e Hepatite B e C.

A equipe de coordenadores e professores das EMEBs Juvenal Gomes do Monte, Teresa Barquetta e Cláudio Fernando do Santos, trouxeram uma mostra das atividades realizadas durante todo o semestre feitas pelos alunos desde o maternal até o ensino fundamental. As ações envolviam passeios pelos bairros, teatros para a discussão de assuntos importantes como a dengue, jornais desenvolvidos pelos próprios alunos, entre outras.

A assistente técnica pedagógica Gabriela Euflausino, que acompanha todo o trabalho dessas escolas explicou como abrir novas maneiras de ensino além da educação tradicional ajuda no desenvolvimento das crianças. “Toda a rede de ensino de Franco da Rocha é baseada na proposta do brincar, por isso o nosso objetivo, tanto no infantil quanto no ensino fundamental, leva muito em consideração a parte lúdica. A intenção é que a criança tenha várias experiências para poder compreender todos os conteúdos apresentados dentro da sala de aula”, concluiu.

E a criançada pôde aproveitar o dia com brinquedos como pula-pula, piscina de bolinha e escorregador. Além disso, os pequenos ganharam pintura de rosto e uma programação especial com roda de capoeira e a presença da equipe do Baú da Alegria, que trouxe ainda mais diversão para a tarde de atividades.

Os alunos das oficinas de Break, oferecidas pela prefeitura, também realizaram uma apresentação carregada de atitude e forte expressividade que só a dança de rua proporciona.

A dançarina Lavínia, em sua primeira apresentação, se mostrava confiante realizando os passos ritmados pelo estilo musical do Hip Hop. Ela contou como conheceu a oficina de Break da cidade. “Meu primo, que também frequenta a oficina, me falou sobre o estilo de dança e me interessei em participar. Faz somente um ano que danço Break, mas quero continuar dançando e melhorando cada vez mais”, disse animada.

(Texto e fotos: Danielle Magalhães)