Em comemoração ao Dia da Árvore, bairro Jardim Luciana recebe plantio de mudas

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore, a data, escolhida em razão do início da primavera, tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância da preservação das árvores e das florestas.

Para auxiliar no reflorestamento e cultivar as áreas verdes da cidade, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, realizou na última quinta-feira (19), um plantio de 40 mudas de árvores e plantas, em uma área de preservação ambiental de 280 metros, situada na Estrada Municipal dos Abreus, no Jardim Luciana.

De acordo com o gestor municipal do Meio Ambiente, Eduardo Nunes, o espaço foi semeado pelas seguintes espécies de árvores floreiras e frutíferas: Araçá, Mirindiba, Pitanga, Reseda, Pata de Vaca, Ipê Amarelo, Aroeira, Canelinha e, claro, o famoso Pau-brasil, que deu origem ao nome do país.

A escolha dessas diferentes espécies contribui para que parte do bairro permaneça florido durante o ano todo e atua para coibir a ocupação ilegal. O Pau-brasil, por exemplo, é típico dos terrenos mais secos da Mata Atlântica, possui flores amareladas que desabrocham a partir dos últimos dias de setembro, dessa forma, é possível imaginar como a árvore estará florida no próximo dia da árvore.

Ainda de acordo com gestor de meio ambiente, as mudas foram plantadas como compensação ambiental, mecanismo utilizado para suprir os danos causados ao meio ambiente por meio do plantio de mudas de árvores nativas e plantas em áreas degradadas, ou que sofrem invasões. Com isso, a intenção é continuar realizando o reflorestamento por toda a cidade.

“A restauração da flora com reconstituição do fragmento da Mata Atlântica auxilia no equilíbrio ecológico e na recomposição da mata ciliar do córrego local. Além de manter a temperatura do microclima urbano”, concluiu Eduardo Nunes.

(Texto: Heloísa Maia – Foto: Luana Nascimento)