Semana Nacional de Trânsito é marcada por ações de segurança na cidade

A Semana Nacional de Trânsito aconteceu entre os dias 18 e 25 de setembro, e para contribuir com ações de conscientização nas vias da cidade, a prefeitura, por meio da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana promoveu intervenções de segurança voltadas aos motociclistas. Veja fotos da ação.

A operação aconteceu entre os dias 23 e 24 deste mês nas avenidas Basílio Fazzi e Cavalheiro Ângelo Sestini e contou com o patrocínio das seguintes empresas: Tec-Solutions, Project Radiocomunicação, Mixs Helmets e JS Locadora.

Segundo dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a moto é o veículo que mais mata no trânsito, por isso, a ação da prefeitura teve o seguinte tema “Sobre duas rodas a vida exige mais cuidado”. Durante a intervenção, os motociclistas tinham à disposição a troca de capacetes velhos ou em más condições por itens novos, instalação de antenas de proteção e lubrificação de correntes dos veículos.

O gestor de projetos técnicos Ezequias Miranda falou a importância da manutenção nas motocicletas. “Os condutores de motos são os que mais sofrem acidentes aqui no município, por isso é necessário manter todos os itens de segurança em dia. É preciso conscientizá-los sobre os riscos que correm caso a manutenção preventiva não seja feita”, afirmou.

Foram entregues 18 capacetes para os que possuíam o item fora dos padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a instalação de 80 antenas “corta linha”, que apesar de não ser um item obrigatório, impede o contato direto da linha cortante do cerol, utilizado em pipas, com o pescoço do condutor.

E para informar os motociclistas sobre os perigos no trânsito, as equipes da secretaria distribuíram um jornal informativo com dicas sobre legislação, condutas responsáveis, medidas de segurança e obrigações, tanto do pedestre, como do motociclista.

Flávio Novaes de 39 anos, fez a troca do capacete antigo e disse como esse tipo de ação é necessária. “É importante educar o pessoal do trânsito porque a maioria deles sabe das regras mas muitas vezes acaba sendo bem relaxado, e isso prejudica todo mundo”.

O secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Renélis Pedroso ressalta a necessidade de incentivar a educação no trânsito. “Nós estamos aproveitando essa semana para colaborar com os condutores distribuindo alguns itens indispensáveis para as motos, e ao mesmo tempo estamos orientando sobre os riscos e condutas que devem ser tomadas nas vias. A conscientização é essencial porque no trânsito os carros e caminhões acabam não respeitando os motociclistas, que, por sua vez, terminam por revidar. E nessa guerra quem sai mais prejudicado são os próprios condutores de motos”, alerta.

Mais segurança

Para melhorar as condições de acessibilidade e segurança nas vias da cidade, as equipes do trânsito pintaram 44 faixas de pedestres, 13 lombadas, além da criação de 47 vagas de estacionamento, sendo 4 destinadas aos idosos e deficientes físicos.

(Texto: Danielle Magalhães Foto: Orlando Junior)