Agentes da Guarda Civil Municipal participam da 11º Operação de Limpeza da Represa Paiva Castro

A preservação de rios e lagos é um dever que atinge não somente a esfera pública, mas é um trabalho em conjunto que deve ser realizado junto à população. Pensando nisso, o Parque Estadual do Juquery e a Sabesp promoveram na quarta-feira (19), a 11º Operação de Limpeza da Represa Paiva Castro.

Para contribuir com a ação, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Franco da Rocha também esteve presente e auxiliou no monitoramento ambiental e na proteção de todos os envolvidos.

Além do apoio da prefeitura, a atividade contou com o suporte dos municípios de Mairiporã, Caieiras, do Corpo de Bombeiros, voluntários da região e empresas ligadas ao turismo.

A ação foi aberta ao público e mobilizou a comunidade em um grande mutirão que retirou 5 toneladas de lixo do manancial.

O comandante da GCM, Elias Domingos de Oliveira explicou a responsabilidade da guarda na atividade. “A função primordial nesta operação é prestar apoio para garantir a segurança do pessoal que está realizando os trabalhos. É comum nós encontrarmos pessoas praticando pesca predatória, caça ilegal na mata, ou até usuários de entorpecentes que acabam hostilizando os colaboradores. As nossas equipes já têm um foco voltado para esse tipo de situação, que é a segurança”, afirmou.

Além de garantir que todos conseguissem realizar as tarefas sem qualquer imprevisto, os agentes também auxiliaram nos trabalhos manuais, como a retirada de lixo e carregamento dos resíduos.

Neste ano, a ação teve também o auxílio da Secretaria da Saúde de Franco da Rocha, que realizou diversos atendimentos e orientou os colaboradores sobre temas calendário de vacinação, exames preventivos e serviços de saúde. Durante o mutirão foram feitos 23 testes de Hepatite B e C, HIV, Sífilis, e 20 vacinas contra o sarampo.

A operação, que acontece todos os anos, já retirou total de 30 toneladas de lixo do manancial, por isso, o gestor do Parque Estadual do Juquery, Adriano Candeias falou sobre a colaboração dos agentes do município.

“O evento visa contribuir com a conservação e limpeza do manancial, garantindo a qualidade da água e de outros serviços ambientais e a GCM de Franco da Rocha participou de todas as edições. A corporação é extremamente engajada com a causa ambiental e com bem-estar da população”, afirmou.

(Texto: Danielle Magalhães – Fotos: Equipe GCM)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).