Agentes da GCM recebem treinamento de Controle de Distúrbio Civil e Defesa Pessoal

A prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria de Governo, vem promovendo diversas adequações e melhorias no trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM). Nesta segunda-feira (30), o efetivo participou da 4ª edição do Curso de Controle de Distúrbio Civil (CDC).

Veja fotos da ação

O treinamento busca prepará-los para ocorrências de perturbação da ordem pública e situações de violência e criminalidade, demandando um exercício dinâmico e de inteligência no campo da segurança municipal. As instruções visam ainda manter o nivelamento técnico dos agentes e aperfeiçoar os métodos utilizadas pelo efetivo.

Elias Domingos de Oliveira, comandante da GCM explicou que o treinamento de CDC é anual e que eles pretendem passar para toda a corporação. “Esse tipo de  ação serve para prepará-los quadros de tumultos, manifestações violentas onde costuma ocorrer arremesso de objetos, pedras, e até mesmo episódios de tiro. Apenas com esse preparo eles conseguem ficar condicionados a se protegerem e protegerem a população”, explicou.

A formação ocorreu sob orientação de guardas municipais e instrutores credenciados, usando materiais como rojões e bexigas com água. O comandante cogita ainda selecionar os agentes que mais se destacaram no treino para participarem de uma qualificação mais intensa.

Para cooperar na capacitação, os agentes puderam contar com a ajuda de Zara e Juca, cães da raça pastor alemão. Os animais possuem faro muito apurado, graças aos seus mais de 200 milhões de células olfativas, com isso, o propósito é que eles se acostumem ao movimento e ao barulho para participarem das operações da guarda.

Novidade

Em junho, a prefeitura anunciou que seria criado um canil na sede da GCM. No local será feito treinamento de faro, guarda e proteção, para preparar os animais num período de 8 a 12 meses para agirem em patrulhamento de ruas, abordagem de pessoas suspeitas, uso de entorpecentes ou infração em flagrante.

Defesa pessoal

Na quarta-feira (2), um grupo de 18 agentes recebeu aulas de defesa pessoal ministradas pelo GCM e professor Ronaldo Nates. Mestre em Jiu Jitsu, Nates pratica artes marciais há 18 anos e já foi campeão em diversas torneios pelo país. O treinamento acontece anualmente e interfere diretamente no desenvolvimento físico e mental dos profissionais.

Ainda de acordo com o comandante Elias, o profissional de segurança precisa ter autocontrole para usar a razão em suas decisões, sejam elas de ataque, contenção ou recuo. Dessa forma, é necessário que o medo e a raiva sejam deixados de lado nos momentos de tensão, uma vez que só o preparo é capaz de resultar em uma ação bem calculada.

“Na realidade, após o início do estágio de qualificação, programamos ministrar as aulas uma ou duas vezes na semana, de acordo com disponibilidade do professor, que ficará na nossa base”, frisou o comandante.

(Texto: Heloísa Maia – Fotos: Orlando Junior/GCM)