Centro Dia do Idoso recebe palestra de prevenção de quedas

Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a frequência das quedas em pessoas acima de 65 anos é de aproximadamente 28% a 35%, esse número aumenta para 32% a 42% na faixa etária com mais de 70 anos. Para ajudar a reverter esse quadro, a prefeitura por meio da Secretaria da Saúde, promoveu na última sexta-feira (7), uma palestra sobre prevenção de quedas no Centro Dia do Idoso (CDI), localizado no Parque Vitória.

A ideia do encontro é alertar a população mais velha sobre o alto risco de quedas dentro e fora de casa, oferecendo orientações que podem fazer toda a diferença na rotina de cuidados dos idosos. Entre as principais causas das quedas está o próprio envelhecimento, que ocasiona mudanças fisiológicas que podem afetar funções vitais do corpo, possibilitando problemas como a diminuição da visão, fraqueza da musculatura, alterações no equilíbrio, entre outros.

Entretanto, não é somente a idade que influencia no aumento nesse quadro, existem fatores de risco externos e internos, hábitos e descuidos que atuam como agente determinante em grande parte dos casos.

Por isso, dicas simples como substituir o uso de tapetes de tecidos pelos emborrachados antiderrapantes, manter os ambientes bem iluminados com cortinas abertas e claras, ou até mesmo garantir que objetos que são mais utilizados no dia a dia fiquem no alcance da visão, podem evitar acidentes no futuro.

A palestra

Durante a atividade, foi realizada uma série de exercícios laborais para que os frequentadores do CDI pudessem entender a importância do fortalecimento da musculatura e da postura, com aquecimentos e alongamentos que podem ser feitos sozinhos em casa, e que impactam positivamente na sua saúde.

Dispostos em uma roda, os idosos ouviam com atenção todas as informações e compartilhavam experiências e dicas para evitar quedas, tanto em casa como na rua.

O senhor Luiz Alves relata que já sofreu uma queda, mas sabe que o acidente poderia ter sido evitado. “Já tive uma queda muito séria no banheiro, mas hoje eu sei que até para você levantar tem que ter uma postura correta para evitar tontura”, disse.

A assistente social e palestrante, Elaine Kipp, reforçou a participação da família e da sociedade para que o problema seja combatido com maior eficácia. “Os cuidados mudam de acordo com o ambiente, por isso, as famílias precisam sempre conversar com os idosos para relembrá-los dos cuidados rotineiros. Em relação aos que não têm família, campanhas e palestras auxiliam no alerta, mostrando que orientações simples garantem uma qualidade de vida muito maior”.

O Centro Dia do Idoso

O CDI é uma unidade que tem a finalidade de promover autonomia, inclusão social e a melhora de qualidade de vida das pessoas idosas, além de evitar seu isolamento social. O local possui profissionais auxiliando a todo tempo na realização de diversas atividades e atendimentos.

Adaptado com piso antiderrapante, corrimãos e barras de apoio, além da rampa de acesso, que facilita a entrada de cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida, o CDI oferece as melhores condições de segurança para os frequentes.

É importante lembrar que o envelhecimento é uma etapa natural da vida, e que isso não deve ser encarado com um problema, mas é essencial manter-se atento à rotina de cuidados que interferem na sua individual. Para conhecer mais dicas e orientações acesse o Manual de Prevenção de Quedas.

Texto: Danielle Magalhães – Foto: Danielle Magalhães/Equipe CDI