Turmas de capoeira do CRAS e Centro de Convivência participam de cerimônia de troca de cordão

Alunos das oficinas de capoeira do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Convivência (Ceco) Vera Lúcia Magagnini Santos participaram da cerimônia de troca de cordão no Centro Cultural Newton Gomes de Sá. O evento reuniu cerca de 100 frequentadores das unidades do Monte Verde, Lago Azul, Jardim Luciana e Vila Bazu, além de familiares e amigos.

Veja fotos da cerimônia

Promovida pela prefeitura, por meio das Secretarias de Esporte e Lazer e Assistência Social, a cerimônia tem como objetivo celebrar a prática da capoeira, que se caracteriza por ser uma manifestação cultural brasileira permeada de ritos e tradições. O esporte também é utilizado como uma ferramenta de transformação social, pois os valores repassados aos alunos vão muito além dos movimentos, sendo pautados na responsabilidade, família, educação e respeito ao próximo.

Durante o evento, os alunos passaram pelo “batizado”, roda de capoeira solene e festiva, que acontece quando os iniciantes recebem seu primeiro cordão. Os alunos que já foram batizados também podem passar para graduações superiores. Os cordões são destinadas a capoeiristas de diferentes idades e possuem cores distintas que representam elementos da natureza.

A formatura foi conduzida pelo professor Claudemir Ramos, o “mestre Costinha”, que comanda as aulas em todos os equipamentos de assistência social do município para ensinar as técnicas e princípios do esporte. Os tambores de alfaias trazidos para dar ritmo à festa ao estilo Maracatu, foram confeccionados pelos próprios alunos, nas oficinas de criação de instrumentos.

Costinha ressalta que o esporte só traz benefícios aos participantes. “O trabalho realizado nos equipamentos por meio da capoeira é essencial, pois aumenta a autoestima da criança, ensina a importância da disciplina e o respeito ao próximo. Além disso, o projeto auxilia no desenvolvimento escolar, já que um dos princípios da iniciativa é que os alunos mantenham boas notas na escola. Todo esse processo pode ser trabalhoso, mas é muito gratificante”, comemorou.

O policial militar Pedro Sérgio também esteve presente no evento e parabenizou a todos os envolvidos, em especial os formandos, que, segundo ele, demonstraram muita força de vontade para chegar até aquele momento especial. “Parabéns aos pais por estarem presentes e próximos dos filhos, e parabéns aos atletas porque a capoeira tem diversos estilos, é uma dança, é um jogo, é uma luta, é esporte, é vida”.

Texto: Danielle Magalhães – Foto: Equipe Assistência Social