UBS da Vila Rosalina passará por reforma e ampliação

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Osório César, localizada na Vila Rosalina passará por reforma e ampliação. O prédio representa um dos maiores equipamentos de saúde do município e receberá implantação de acessibilidade, sala de reuniões, novas instalações elétricas e hidráulicas, entre outras melhorias.

A cerimônia de anúncio da obra aconteceu na própria unidade, na quinta-feira (3), e contou com a presença de funcionários da saúde e moradores do bairro, além do prefeito Kiko Celeguim, da secretária de Saúde Lorena Rodrigues, do secretário de Infraestrutura Eduardo Martins e dos vereadores Alex do Posto e Eric Valini.

De acordo com a secretaria da Saúde, o prédio da unidade, inaugurada em 1989, necessitava de intervenções, especialmente na questão de acessibilidade. “Será uma obra grande para restaurar desde o piso até o telhado. Agradeço aos funcionários e usuários pelo envolvimento e participação no processo de solicitação dessa reforma. Esperamos que ao final de todo o processo, possam ter um lugar mais moderno e adequado para todos os munícipes e funcionários”, afirmou.

A reforma da unidade contempla a restauração do telhado, pintura, pisos novos, revisão elétrica e hidráulica, cobertura, adequação de muro, sala de reuniões com capacidade para 40 funcionários e espaço para recreação ao ar livre. Para melhor comodidade dos portadores de necessidades especiais, será construída uma rampa de acesso aos consultórios e piso tátil em toda a extensão do local.

Durante a cerimônia o prefeito Kiko Celeguim assinou a ordem de serviço para início da obra e anunciou a ampliação do horário de atendimento da UBS.

“Após a reforma, essa unidade e a do Parque Vitória, que são as maiores da cidade, terão o atendimento ampliado em um hora e funcionarão até às 19h. Essa é uma demanda da população, principalmente do trabalhador que exerce suas funções dentro do horário comercial e tem dificuldade em marcar suas consultas dentro desse período”, declarou.

Odair Oliveira, gerente da UBS, conta que o local recebe, em média, 180 pacientes por dia. “A obra é muito bem-vinda, nós temos aqui dez consultórios, inclusive no andar de baixo, então as questões estruturais e de acessibilidade farão toda a diferença para a execução do nosso trabalho no dia a dia”.

Vale ressaltar que a UBS Dr. Osório César continuará em funcionamento durante a reforma, que será feita em etapas, para garantir o atendimento aos moradores.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior