Atleta mirim franco-rochense concorre a bolsa de estudos na escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Entre movimentos suaves e saltos acrobáticos, o pequeno Arthur Nascimento demonstra confiança ao dançar durante as aulas de ginástica rítmica, oferecidas pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

O menino agora se prepara para uma nova oportunidade e concorre a uma bolsa de estudos na renomada escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville, Santa Catarina.

A mãe Daniella Nascimento, conta que desde cedo ele possui interesse pelo universo artístico. Com apenas 7 anos descobriu que poderia aprimorar seu talento natural nas aulas de jazz, ministradas pela professora Danielle Oliveira, que aconteciam no Ginásio de Esportes do Parque Paulista.

“Ele apareceu para mim muito pequeno, mas já chegou encantado com a dança, pois na época eu lecionava balé e jazz”, lembra. “Quando as aulas de ginástica rítmica começaram ele logo se animou em fazer, mas a modalidade é exclusivamente para meninas, foi então que há 2 anos eu descobri a ginástica estética, e assim ele começou a competir”, disse Danielle.

Estilo próprio

Durante os treinos, o ginasta de apenas 11 anos mostra bastante foco e empenho ao realizar as séries, tendo como uma das suas principais características o sorriso caloroso, que chama atenção de quem o assiste.

Seus movimentos combinam diferentes expressões corporais, executadas em uma única sequência. O estilo consiste em movimentos naturais como saltos, balanços, equilíbrios, rotações e passos de dança.

“A técnica dele é muito limpa, ele tem os pés e joelhos estendidos, os giros são bem centrados, além de toda a flexibilidade”, detalha. “Arthur é muito interessado, sabe todas as coreografias, tanto individuais como por equipe, mesmo que não seja a sua, pois ele tem rapidez para pegar os movimentos”, explica, a treinadora.

Uma de suas maiores inspirações é a ginasta Natália Gaudio, da Seleção Brasileira de Ginástica, já é um dos maiores nomes na modalidade. Sua última conquista foi a medalha de bronze no Pan-Americano de Lima 2019.

Ainda neste ano, Arthur conquistou medalha de ouro por equipe na categoria mista de 10 a 12 anos, na competição organizada pela Federação Paulista de Ginástica Estética de Grupo, que reuniu mais de 180 ginastas.

A professora conta que quando foi fazer a entrega das medalhas disse para as outras atletas:

— Agradeça ao Arthur, porque ele realmente entrou mostrando para que veio e brilhou na coreografia.

Descobrindo o Bolshoi

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, é uma instituição que visa formar artistas cidadãos promovendo e difundindo a arte-educação, que ensina técnicas de balé, dança contemporânea e disciplinas complementares.

Com alunos vindos de diferentes estados brasileiros e do exterior, a escola ressalta o seu compromisso social ao conceder 100% de bolsas de estudos e benefícios para todos os alunos. A seleção acontece todos os anos para a entrada de novos bailarinos.

A mãe do garoto ficou sabendo sobre as audições por meio de uma matéria jornalística e acompanhou a abertura para novas inscrições. Em junho, Arthur disputou uma vaga na etapa de seleção nacional do Bolshoi e teve sucesso.

Daniella descreve o momento em que recebeu a notícia. “Todo mundo da família ficou muito emocionado, foi uma alegria imensa, a gente nunca acredita que pode dar certo, pois a concorrência é alta e acaba tendo uma comparação por meu filho treinar pela prefeitura, já que os outros concorrentes dançam em academias famosas, mas ele foi simples do jeito que ele é e conseguiu”, diz emocionada. “É o sonho dele, por isso temos que incentivar”, concluiu a mãe.

“Na primeira fase fiquei um pouco nervoso e agora tem a outra seleção em Joinville, quero muito conseguir a bolsa”, conta Arthur ao lembrar como foi a primeira audição. “Nessa segunda etapa, não sei qual será a sequência que irão passar, por isso estou trabalhando os movimentos que tenho mais dificuldade”.

Mesmo enfrentando as dificuldades que a ginástica apresenta, o menino franco-rochense não tem planos de abandonar o esporte. “Meu maior sonho é ser um ginasta profissional famoso, quando eu danço me sinto muito feliz, porque estou fazendo o meu melhor”, revelou.

No próximo dia 18, Arthur disputará a etapa nacional na sede da academia Bolshoi, em Santa Catarina.

Texto: Gabriela Saça e Danielle Magalhães – Fotos: Orlando Junior