Cerimônia de juramento à bandeira reúne cerca de 300 jovens no Centro Cultural

Cerca de 300 jovens participaram da solenidade de Compromisso à Bandeira Nacional realizada na última sexta-feira (18). Organizado pela 56ª Junta de Serviço Militar de Franco da Rocha, o evento aconteceu no Centro Cultural Newton Gomes de Sá e marcou a entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) para os adolescentes que fizeram o alistamento militar neste ano. Veja fotos do evento.

Na ocasião, estiveram presentes o vice-prefeito Dr. Nivaldo; o 1º tenente Flavio Felipe do Nascimento, delegado da 19ª Delegacia de Serviço Militar; o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) Elias Domingos e a vereadora Neiva Hernandez.

Para dar início ao evento, os participantes receberam a bandeira nacional conduzida por agentes da GCM de Franco da Rocha. Em seguida, o tenente Flavio Felipe coordenou o compromisso à bandeira e seguiu o protocolo da cerimônia.

No juramento, os jovens se comprometem a defender a nação brasileira em qualquer eventualidade para a qual possam ser convocados. Os dispensados continuam com sua obrigação militar até completarem 45 anos.

Após a execução do hino nacional, o tenente falou aos adolescentes sobre a importância do juramento perante as autoridades do município e dos familiares que estavam no local para prestigiar o momento.

De maneira simbólica, o vice-prefeito e autoridades efetuaram a entrega dos certificados de dispensa de incorporação a 6 jovens. Os demais receberam o documento após o encerramento da solenidade.

Ao final da cerimônia, Dr. Nivaldo saudou os jovens e comentou sobre a importância do ato cívico para a vida adulta. “Parabenizo a todos aqui presentes pelo entusiasmo e comprometimento, e aconselho a todos que procurem sempre fazer o melhor pela nossa cidade e pelo nosso país, seja estudando e tornando-se bons profissionais ou ingressando na carreira militar”.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior