Abertura da exposição “Mulheres e Saberes” contou com show do grupo Andorinhas do Lago Azul

Na última sexta-feira (18), ocorreu a abertura da exposição fotográfica “Mulheres e Saberes”, projeto contemplado pelo edital de fomento à cultura, por meio do ProAC Municípios.

Veja fotos do evento.

A mostra ficará disponível até 18 de novembro no Centro Cultural Newton Gomes de Sá. A exposição apresenta os ofícios tradicionais femininos, idealizado pela artista e fotógrafa Meire Ramos em parceria com Mari Moura.

A abertura da exposição contou com o show especial das “Andorinhas do Lago Azul”, grupo de senhoras cantadoras que apresentaram músicas da cultura popular brasileira.

Em seguida, Meire Ramos e Mari Moura, conversaram com o público sobre a pesquisa e mapeamento das mulheres que se tornaram protagonistas da exposição e serviram de inspiração para as intervenções cênicas que serão realizadas entre os dias 25 de outubro, 1º, 8 e 15 de novembro.

Dona Maria do Clube, Dona Conceição, Dona Esmeralda, Suely, Dona Rosana de Iemanjá e Dona Eurípedes são algumas das mulheres entrevistadas para a pesquisa, e que também marcaram presença no evento e realizaram orações, entoaram cânticos de fé e falaram um pouco sobre suas vivências.

Meire exibiu ainda um vídeo sobre o processo de pesquisa para o projeto e falou sobre a abertura da exposição. “A noite foi muito significativa, com um público diverso, vindo de bairros mais afastados, formado especialmente pelas famílias das mulheres entrevistadas” destacou Meire Ramos.

“Para nós foi um momento muito emocionante e de grande responsabilidade apresentar este resultado ao público. Ficamos muito felizes por ver tantos rostos parceiros, também tantos outros rostos novos na plateia. Assim, agradecemos a todas e todos que partilharam desta noite conosco. Viva as benzedeiras, curandeiras e parteiras, viva a cultura popular!”, declarou a equipe cultural do evento.

Anote na agenda

Exposição fotográfica “Mulheres e Saberes”
Data: até 18 de novembro
Horário: de segunda a sexta das 9h às 20h, aos sábado das 9h às 17h