BiblioSesc traz a intervenção “Guarda-chuva de Palavras” para a cidade

Já pensou em conquistar alguém com palavras sorteadas em um guarda-chuva? Pois é isso que acontece na intervenção “Guarda-chuva de Palavras” apresentada pelo BiblioSesc por meio da Cia Navega Jangada de Teatro, na terça-feira (22) em frente à Casa de Cultura Marielle Franco.

Veja fotos da intervenção.

A ação acontece em contato com o público e cada pessoa escolhe uma palavra do guarda-chuva e o protagonista chamado Batatinha tem que montar uma poesia ou música para conquistar a personagem Celinha.

Depois da canção ou da poesia declamada os expectadores decidem se a garota aceita ou não ter um encontro com seu pretendente.

As palavras escritas no guarda-chuva incentivam os participantes a lerem a poesia declamada pelos atores, e a atividade é enriquecida por pequenas encenações entre os personagens e a plateia.

Para a realização desta intervenção itinerante, alguns poetas foram pesquisados, entre eles grandes autores como Cecília Meirelles, Vinícius de Moraes e Olavo Bilac.

Acenando com Bandeira

Ainda em frente à estação da CPTM aconteceu o show “Acenando com Bandeira”, realizado em parceria com o Sesc Osasco, onde Nando Luz musicaliza poemas de Manuel Bandeira. A banda, formada pelos músicos Arthur Freitas, Adriana Marques e Alice Garcia apresenta a proposta do trabalho de pesquisa e criação musical do compositor que pretende incentivar e estimular o público a se envolver com o universo poético de Bandeira por meio da música.

“A poesia de Manuel Bandeira é rica, livre e universal. Musicar seus poemas e deixá-los com a cara da minha geração foi um grande e prazeroso desafio, foram eles que me possibilitaram alçar meus voos sonoros de forma absolutamente intuitiva e verdadeira”, afirmou Nando Luz.

Conheça o BiblioSesc

É um projeto de incentivo à leitura que oferece gratuitamente empréstimo e consulta de livros, jornais e revistas.

A iniciativa consiste em uma biblioteca itinerante e, para isso, possui uma unidade móvel em um caminhão-baú com acervo de mais de 4000 livos destinados a crianças, jovens e adultos.

Romances, poesia, contos, crônicas, biografias, HQs, ensaios, ficção científica, infantil, aventura, além de jornais e revistas estão disponíveis para empréstimo gratuito.

Para retirar um exemplar, basta comparecer à BiblioSesc com documento de identidade e comprovante de residência. O tempo do empréstimo é de quinze dias, podendo ser renovado por igual período.

Texto: Gabriela Saça – Fotos: Danielle Magalhães