Escolas da rede municipal recebem vistoria técnica de prevenção ao escorpião

A prefeitura vem intensificando o combate aos escorpiões. Nos períodos mais quentes do ano, esses animais peçonhentos aparecem com maior frequência em áreas urbanas, já que o clima úmido contribui para sua propagação.

Equipes das Secretarias da Saúde, Infraestrutura e Educação organizaram na última semana uma vistoria técnica nas 52 escolas da rede municipal de ensino. A visita aconteceu entre os dias 29 de outubro e 1 de novembro.

Para se preparar para a ação, os agentes de controle de vetores de Franco da Rocha e região, participaram de uma capacitação sobre escorpiões com os técnicos da Superintendência de Controle de Endemias – SUCEN.

O treinamento foi inicialmente teórico, para que os profissionais pudessem entender mais sobre a biologia do escorpião, e a partir disso, desenvolvessem medidas para o controle do animal, atividades educativas, além de serem preparados para fornecer as orientações necessárias para os cidadãos. Logo após a finalização das atividades, os agentes foram até o Cemitério Municipal da Paixão e fizeram uma busca ativa no entorno, com o objetivo de colocar em prática o que foi aprendido durante a formação.

Vistoria nas EMEBs

A ação tinha como principal finalidade coletar informações sobre os ambientes que possam favorecer o surgimento dos escorpiões e orientar a direção da escola sobre como proceder nesses casos. Foram vistoriados lugares considerados propícios para possíveis criadouros, como rachaduras, esgotos, tubulações abertas, frestas, ralos, lixo acumulado, entre outras.

Para que houvesse melhor aproveitamento e eficiência dos funcionários disponibilizados para a ação, foram montadas três equipes com pelo menos, um representante de cada secretaria, que checaram os banheiros, cozinha e depósitos das escolas. A parte externa também contou com a inspeção das equipes que acrescentaram as inconsistências encontradas ao relatório de vistoria.

Após a coleta de dados, caso haja necessidade, as equipes estão aptas a realizar uma limpeza geral agendada previamente, para garantir a segurança de todos que frequentam a escola.

É importante ressaltar que a manutenção e organização dos espaços internos e externos precisam ser realizados regularmente para evitar que acidentes com qualquer tipo de animal aconteçam.

Portanto, limpar periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura, usar telas nas aberturas de ralos, pias e tanques e manter jardins e quintais limpos são alguns dos cuidados simples, que toda a população deve tomar, e são de extrema importância para evitar que futuros acidentes aconteçam.

Confira as medidas de precaução:

– Verifique cuidadosamente calçados, roupas, toalhas e roupas de cama antes de usá-los
– Evite que roupas de cama toquem no chão;
– Mantenha vedadas soleiras de portas com rolos de areia ou tiras de borracha;
– Acondicione o lixo domiciliar em sacos plásticos ou em outros recipientes fechados e encaminhe para o serviço de coleta;
– Nunca jogue lixo em terrenos baldios para diminuir as fontes de alimento dos escorpiões, grilos, baratas, aranhas e outros pequenos animais invertebrados;
– Não utilize inseticidas ou produtos químicos com a finalidade de exterminar o escorpião, pois terá pouca utilidade e poderá fazer com que eles saiam dos abrigos, aumentando o risco de acidente.

Caso identifique alguma infestação de escorpiões, entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelo número: 4800-1927, de segunda a sexta, das 9h às 16h.

Texto e foto: Danielle Magalhães