GCM realiza formatura de encerramento do programa Força Jovem Jovem – Por uma Vida sem Drogas

Nós dias 4, 5, 6 e 8 de novembro o Grupo de Ações Educativas e Preventivas (GAEP) da Guarda Civil Municipal, realizou a formatura de encerramento do programa Força Jovem “Por uma Vida sem Drogas” nas escolas da rede estadual de ensino.

Veja fotos das cerimônias.

Este ano formaram-se 1.080 alunos, que agora poderão desempenhar o papel de agentes multiplicadores de informação no ambiente de seu próprio convívio. As escolas estaduais participantes das cerimônias foram Prof Zilton Bicudo; Isaura de Miranda Botto; Kátia Maria Tonelli e José Parada.

Na próxima semana as escolas Paulo Duarte e Adail Jarbas Duclos também receberão a formatura do curso.

O GAEP foi criado em 2013 e tem como objetivo promover a cultura de paz e a prevenção ao uso nocivo das drogas, por meio de debates e encontros lúdicos com a comunidade escolar da cidade, visando contribuir para a construção de uma sociedade menos violenta.

O curso do programa Força Jovem aconteceu durante todo o ano com palestras educativas que demonstram as consequências do uso de drogas ilícitas como  maconha, cocaína, substâncias sintéticas e outras.

As cerimônias

No início da formatura da Escola Zilton Bicudo, localizada no bairro Lago Azul, as autoridades locais e o corpo docente tomaram seus lugares junto a mesa de trabalho, sendo recebidos sob fortes aplausos e carinho dos alunos, que não economizaram na animação ao receber os convidados.

Os eventos contaram com a presença da coordenadora do GAEP, a inspetora Maria da Conceição Gomes, da GCM Cilmara Lima, do corregedor da Guarda Civil Municipal, Dr. Edgar Cenachi e do comandante Elias Domingos de Oliveira.

Dentre os presentes, o vice-prefeito Dr. Nivaldo foi ao local para prestigiar os estudantes da escola Zilton Bicudo, e deixou um recado para os formandos. “Quando o jovem adoece na droga a família sofre junto, por isso, é preciso cultivar um sonho, um objetivo a ser conquistado na vida. A conscientização é o caminho para dizer não às drogas, portanto, esse trabalho de prevenção que a Guarda Municipal realiza é fundamental na vida dos jovens”.

A inspetora Conceição, recitou o “Poema da Droga” de sua autoria. A poesia foi selecionada entre mais de 2 mil inscritos em todo o país para ser publicado no livro Poesis 2019 – Concurso Literário para Novos Poetas, organizado e apresentado por Isaac Almeida Ramos e publicado pela Editora Vivara.

Após a leitura, Conceição compartilhou sua gratidão por todos os momentos de aprendizado e ensinamentos que passou ao lado dos alunos.

“Eu não preciso nem dizer sobre a minha realização e alegria de estar aqui com vocês, não só hoje, mas por ter passado o ano inteiro com cada um. É aqui na escola que acontecem os primeiros passos para a vida e que se formam grandes cidadãos. É nessa juventude que a gente aposta o nosso futuro e tudo de melhor que venha para este mundo”, falou a inspetora.

Na escola estadual Kátia Maria, no bairro Jardim Progresso, o Hino Nacional foi entoado em sintonia por todos os presentes. Os estudantes também puderam homenagear os representantes da mesa de trabalho, presenteando-os com flores em agradecimento a todo o trabalho realizado.

A vice-diretora Adriana Palheari, se direcionou aos formandos desejando votos de sucesso com as lições praticadas durante o curso. “Espero que vocês tirem o máximo de proveito com tudo o que aprenderam aqui. Tudo isso representa uma sementinha plantada no coração de cada um, e que eu desejo que floresça para o bem de todos”, disse.

Já no bairro Pretória, os alunos da Escola Estadual José Parada causaram comoção no momento da entrega dos certificados, proporcionando muitos sorrisos e satisfação.

Kelly de 14 anos, demonstrou toda sua experiência com o programa. “Esse é o meu segundo certificado, pois já fiz PROERD também, mas esse diploma também é bastante significativo para mim pois durante o curso eu pude aprender mais ainda sobre como as drogas são prejudiciais”, contou.

Texto: Danielle Magalhães Foto: Orlando Junior