Construção do muro de contenção da rua Dr. Hamilton Prado chega em fase final

Desde 2016, após a grande enchente que atingiu a cidade, a prefeitura vem buscando investimentos para obras de contenção de encostas em diversos pontos da cidade.

Uma dessas intervenções é o muro de contenção da rua Dr. Hamilton Prado. A construção, realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Habitação, em parceria com o Governo Federal, chega agora em sua fase final.

O local recebe águas do córrego Água Vermelha e necessitava de reforço de uma parede de concreto com fundação profunda a ser construída abaixo do nível da água. Por isso, as equipes de obras efetuaram um procedimento chamado de “ensecadeira”, que consiste na construção de estruturas provisórias destinadas a controlar as águas para permitir que a área de trabalho permaneça seca ou em condições de executar os serviços com qualidade.

Assim, foi instalada uma tubulação temporária no córrego para posteriormente ser feito o aterramento do terreno, criando uma base sólida para suportar as equipes de trabalho. O muro construído possui 5 metros de altura e 51 de comprimento.

A área recebeu ainda uma mureta com cerca de 1 metro de altura com diversos espaços localizados próximos ao meio fio para que a água da chuva não acumule e desça direto para o córrego, em direção ao Ribeirão Euzébio.

Em fase de finalização, o cronograma da obra inclui a construção de uma mureta de segurança e recuperação da parte interna do terreno. A previsão da Secretaria de Infraestrutura e Habitação é que a obra termine em um mês.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior