Diretores da rede municipal de ensino participam de palestra sobre escorpionismo

A prevenção contra o escorpião é uma das melhores maneiras de combater o animal. Pensando nisso, a prefeitura, por meio das Secretarias da Saúde e da Educação, realizou na tarde da última quarta-feira (13), uma palestra sobre escorpionismo que mobilizou 20 diretores da rede municipal de ensino.

Para ministrar a aula, técnicos da zoonose e da área da saúde demonstraram de forma dinâmica e interativa como funciona a biologia do escorpião, maneiras de organizar atividades educativas que possibilitem a discussão sobre o assunto em sala de aula, além de orientações em casos de acidentes com o animal.

Com o propósito de auxiliar na abordagem, foram utilizados recursos visuais como gráficos e fotos. Além disso, durante a atividade, os participantes também receberam  material de apoio como panfletos e uma folha de sugestão de observações, que funciona em forma de check list, para que caso seja constatado alguma anormalidade em relação ao escorpião, o caso seja prontamente relatado.

Naturalmente, os escorpiões, por serem animais pequenos e de hábito noturno, escondem-se em lugares escuros como frestas, rachaduras, buracos, troncos, folhas caídas, móveis, sapatos, roupas, toalhas, entre outros, e permanecem imóveis durante o dia. Por isso, é fundamental que os profissionais da educação estejam atentos aos procedimentos que devem ser seguidos para a prevenção da praga assim garantindo a segurança de todos.

Mais ações

Como mais uma medida para o combate ao escorpião, no início do mês foi feita uma vistoria técnica em 52 escolas da rede municipal, com o intuito de coletar informações sobre os ambientes que poderiam favorecer o surgimento do animal e reforçar a direção da escola sobre como proceder nesses casos.

As equipes envolvidas na operação receberam previamente um  treinamento teórico e prático para prepararem-se para agir em qualquer situação. Além da parte externa, onde normalmente é encontrado maior acúmulo de resíduo devido ao descarte indevido de lixo de quem passa pelo local. Os profissionais também checaram banheiros, cozinha e depósitos das escolas.

Texto: Danielle Magalhães Foto: Secretaria da Saúde