Intervenção cênica do projeto “Mulheres e Saberes” abriu a Mostra de Arte e Cultura de Franco da Rocha

Neste sábado (16), teve início a Mostra de Arte e Cultura (MAC) de Franco da Rocha. A abertura do evento aconteceu no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, com a intervenção cênica do “Mulheres e Saberes”, projeto contemplado pelo Edital de Fomento à Cultura, por meio do ProAC Municípios da prefeitura de Franco da Rocha.

Os registros fotográficos ficaram em exposição no Centro Cultural até o dia 18, além das intervenções cênicas que ocorreram ao longo do mês de outubro e novembro.

Veja fotos do evento.

O estudo buscou conhecer mulheres que realizam ofícios tradicionais, como curandeiras, parteiras e benzedeiras. Idealizado pela artista e fotógrafa Meire Ramos, o projeto teve a participação de 21 mulheres mapeadas e 17 entrevistadas. Os meios técnicos utilizados foram a história oral, como caminho de investigação de um conjunto de saberes e práticas que compõem as vivências passadas, e as intervenções cênicas para expressar os depoimentos colhidos.

Para Meire, houve diversos motivos de inspiração para a criação do “Mulheres e Saberes”, mas a principal motivação foi conhecer o universo feminino e ver a diferente realidade das mulheres. Por isso, ela passou a pensar nos saberes tradicionais femininos e entrelaçou com fatos atuais, dando início aos estudos e pesquisas com a fotógrafa e educadora, Mariana Moura.

Durante a intervenção de encerramento, a fotógrafa interpretou algumas das histórias que conhecer. Assim, conseguiu transmitir aos espectadores sentimentos passados por essas mulheres, além de colocá-los nessa outra realidade do “universo feminino”.

No final da apresentação, Meire, contou emocionada que se sentiu grata e conectada com as pessoas. “O teatro faz isso, conecta pessoas, mas a intervenção causa o sentimento de gratidão”, declarou.

Ainda de acordo com Meire, o projeto será levado adiante, não somente a exposição, como também a intervenção. “Há rumores de que levaremos o projeto para Itaquera, Jundiaí e outros locais com os quais temos parceria. Eu e a Mariana Moura também pretendemos produzir um documentário”, relatou.

A Mostra de Arte e Cultura de Franco oferece uma programação variada até o dia 16 de dezembro. Confira aqui tudo o que vai rolar.

Texto e foto: Heloísa Maia