GCM realiza últimas solenidades de enceramento do Programa Força Jovem – Por uma vida sem drogas

Nos dias 13 e 21 de novembro o Grupo de Ações Educativas e Preventivas (GAEP) da Guarda Civil Municipal, realizou as últimas solenidades de encerramento do programa “Força Jovem Por uma Vida sem Drogas” nas escolas estaduais Paulo Duarte e Adail Jarbas Duclos.

O GAEP foi criado em 2013 com o intuito de promover cultura de paz e prevenir o uso nocivo de drogas, por meio de palestras e debates. Durante 2019, o grupo também criou o projeto “Fora das Sombras” que contempla assuntos considerados tabu na sociedade, tais como abuso sexual, exploração infantil e violência intrafamiliar, como, pedofilia, feminicídio e bullying.

O curso formou alunos dos 8° e 9° anos, que tiveram a oportunidade de aprender sobre as consequências do uso de drogas ilícitas como maconha, cocaína, substâncias sintéticas e outras. O curso foi ministrado durante o ano letivo de 2019 pela coordenadora do GAEP, a inspetora Maria da Conceição e pela GCM Cilmara Vieira que também abordou questões do projeto Fora das Sombras.

As cerimônias

A Escola Estadual Paulo Duarte, situada no bairro Parque Vitória, contou com a participação das autoridades locais e do corpo docente, formado por Ana Micheli Lima, a diretora da escola, o coordenador Reinaldo Tezzei, o representante Celso de Jesus, a dirigente de ensino Denise Barbosa e o professor Fábio Dasher. Todos foram recepcionados sob aplausos e carinho dos alunos. Veja fotos.

Inicialmente, os participantes entoaram o hino nacional, seguido das apresentações feitas pela GCM Cilmara Vieira. Na sequência, a diretora da escola, Ana Micheli, parabenizou os alunos e ressaltou que a fase da adolescência é baseada em grandes dilemas, mas que depois de receberem a formação do GAEP os alunos saberão reagir diante de situações onde haja uso de drogas ou violência.

Em seguida, a fala foi passada para Denise Barbosa, que recitou o “Poema da droga” escrito pela coordenadora do GAEP. “Em nome do Dirigente do Ensino pedagógico, quero deixar meus parabéns a todos os formandos, quando se trata de educação, não devemos medir esforços, pois a semente foi plantada em terra fértil e dará bons frutos”, declarou.

Antes de encerrar, a aluna Maria Eduarda, do 9° ano, agradeceu emocionada à equipe da GCM. “Vocês não vieram aqui só para dar palestras ou conversarem, vieram aqui para tornar-se minhas amigas, hoje são um pedaço de mim, obrigada”.

Assim, após a entrega dos certificados, Cilmara finalizou o evento. “Esse foi meu 1° ano de GAEP, os alunos foram excepcionais comigo, quero poder continuar acompanhando-os”, concluiu.

Já na solenidade da Escola Estadual Adail Jarbas Duclos, localizada na Vila Santista, recebeu os GCM Conceição Gomes, Naima Albuquerque, Cilmara Vieira e Barbosa, além do corregedor Dr. Edgar Cenachi, o Inspetor Nunes acompanhado do gestor de monitoramento, Dorival José da Silva. O grupo deixou um recado aos estudantes “Antes de punir, queremos prevenir, desde 2013 o GAEP já atendeu 4.850 adolescentes e a tendência é atingir mais vidas”, afirmaram. Veja fotos.

Recebidos sob muitos aplausos e apreço dos alunos, o corpo docente da escola tomou seus lugares junto às autoridades. Estavam presentes a diretora da escola, Maria Nilda dos Santos, o vice-diretor Omar da Mota, e os professores Joabe Figueiredo, Valquíria Duarte, Davi Jose da Silva, Carine de Mello, e Maria do Carmo Nunes.

O vice-diretor Omar da Mota, dirigiu-se aos formandos muito agradecido. “Só temos que apoiar e bater palmas, não apenas aos alunos do Adail como todos os outros, e que esse programa alcance todas as escolas. Parabéns”, disse.

Por fim, a coordenadora Conceição, recitou o “Poema da Droga” de sua autoria. O poema foi selecionado entre mais de 2 mil inscritos em todo o país para ser publicado no livro Poesias 2019 – Concurso Literário para Novos Poetas, feito por Isaac Almeida e publicado pela Editora Vivara. Após a leitura, o evento foi encerrado as autoridades entregaram aos alunos os certificados de conclusão do curso.