Lançamento da Escola de Governo contou com palestra do prefeito Kiko Celeguim

Na última terça-feira (26), ocorreu o lançamento da Escola de Governo no auditório da Secretaria de Educação. O evento contou com uma palestra ministrada pelo prefeito Kiko Celeguim com o tema “Liderança no serviço público municipal”.

A Escola de Governo terá a função permanente de aperfeiçoar os serviços de interesse público, bem como capacitar os colaboradores, promover formação e profissionalização dos agentes públicos.

Voltada aos líderes e gestores da administração municipal, o intuito da palestra foi compreender a necessidade da capacitação no exercício da função de liderança, além de motivar efeitos positivos no atendimento aos cidadãos franco-rochenses.

A representante da Escola de Governo, Rosângela Maria Vicakas, abriu o evento agradecendo a todos os presentes e ao prefeito por ter aceitado o convite e também por implantar uma política de valorização do servidor público. Assim, deixou claro os principais objetivos desta nova atuação.

“Esse novo setor é uma ferramenta fundamental para todos nós servidores. Os treinamentos servirão para os funcionários desenvolverem suas habilidades, conhecerem suas competências e padronizarem o serviço  prestado aos munícipes. Além de propiciar mudanças comportamentais, havendo mais harmonia e satisfação no ambiente de trabalho”, relatou.

Na sequência, a fala foi passada para a secretária-adjunta de governo, Ana Carolina Alencar, que comentou a importância da inauguração da Escola de Governo, pautada em três principais eixos. O primeiro, constituído em gestão para realizar os processos, procedimentos e normalizar quaisquer tipos de serviços prestados aos munícipes. Já o segundo eixo, baseia-se em técnicas, a fim de que os funcionários tenham as ferramentas necessárias para utilizar os meios tecnológicos e alcançar as  atualizações sobre a área de atuação. E o último, para qualificar o atendimento e receber as informações sobre todas as áreas que compõem a prefeitura.

Em seguida, o prefeito Kiko Celeguim deu início à palestra, na qual explicou os desafios dos cargos de carreira e comissionados, e ressaltou que mesmo com todas as mudanças promovidas na gestão, ainda há muito o que melhorar.

“É necessário criar a consciência de que devemos entrar no ambiente de trabalho e sentir o clima organizacional saudável. Para melhorias é preciso entender que dependemos um dos outros, portanto, esse gesto da Escola de Governo será essencial para formação profissionalizante, e para os próximos funcionários comissionados e de carreira, afinal o que fazemos hoje, refletirá nas próximas gerações”,  frisou o prefeito.

Por fim, o prefeito falou sobre a necessidade de despertar novos líderes. “Aprimorar os profissionais mediante a educação continuada, bem como motivá-los a serem dinâmicos, resilientes e criativos durante o serviço são as características para gerar resultados positivos nesta gestão”, encerrou.

Texto e fotos: Heloísa Maia