Obras no bairro Parque Pretória avançam com pavimentação de vias e construção de muro de contenção

A prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Habitação, segue com as obras de pavimentações em algumas vias do bairro Pretória. Com isso, as melhorias na região avançaram para o início de mais uma obra de asfaltamento, que será feita na rua Pintassilgo, uma das maiores do bairro.

No local também será construído um muro de contenção para garantir a segurança dos moradores e melhorar o acesso nas ruas adjacentes.

As obras de pavimentação, que começaram entre julho e agosto, passaram pelas ruas Ibis Dourado, Pardal, Cardeal e Sabiá-Laranjeira – todas já concluídas. Já a rua Bem-te-vi recebeu asfalto em um trecho e no restante foi feito um plantio de mudas, que vão auxiliar na recomposição da mata ciliar, evitando o assoreamento do córrego, além de melhorar o ar e controlar a temperatura e colaborar com o equilíbrio climático.

Neste momento, as obras chegam à rua Pintassilgo, que tem um quilômetro de extensão e fornece passagem para a Escola José Parada e a para a futura creche que será construída no bairro. Desse modo, para a  realização do pavimentação, é necessária a construção de um muro de contenção para segurar o chão inclinado, evitando a erosão e a movimentação do solo.

Após a construção do muro, será feito nivelamento de via, cascalhamento, boca de lobo e drenagem para o escoamento das águas decorrentes de chuvas. Todas as etapas são essenciais para a eficácia da obra, diminuindo consequências desagradáveis aos moradores, como a poeira e lama.

Segundo o diretor de Obras da prefeitura, Thiago Félix, a pretensão é finalizar as intervenções até março de 2020. “Após a construção do muro de contenção, começaremos o processo de asfaltamento da rua Pintassilgo para que os ônibus possam começar a circular no local”.

Texto: Heloísa Maia – Foto: Danielle Magalhães