Encontros pedagógicos mobilizam educadores da rede municipal de ensino

As atividades lúdicas são fundamentais para o desenvolvimento psicológico, social e cognitivo das crianças. Pensando nisso, no dia 27 de novembro e 2 dezembro a prefeitura, por meio da Secretaria da Educação promoveu dois encontros para diretores, coordenadores e professores da rede municipal de ensino, com o intuito compartilhar as atividades desenvolvidas durante o ano.

Confira as fotos do encontro.

Os projetos pedagógicos apresentados eram diferenciados, pois não se baseavam somente no ensino tradicional obrigatório lecionado em sala de aula, e possibilitavam caminhos para trabalhar sobre a perspectiva da criança, que por meio da imaginação, assimila o conteúdo com muito mais facilidade, superando suas limitações e se desenvolvendo como indivíduo.

Seminário de boas práticas do 1º ano

No seminário, os educadores apresentaram o tema relacionado ao desenvolvimento da escrita em sala de aula trabalhado durante o segundo semestre. Esse é um projeto de formação continuada, no qual, ao longo do ano, os educadores realizam encontro mensais com o intuito de discutir questões relativas ao ensino da língua portuguesa a partir de atividades planejados previamente.

De forma inovadora, os professores confeccionaram bonecas de pano com as turmas dos 1º anos. No processo de construção do objeto de estudo, os alunos puderam criar e documentar a trajetória e vida da boneca, que serviu como vínculo para ampliação da concepção e capacidade de escrita e leitura dos alunos. Foram registradas técnicas com tecido para trazer mais cor e originalidade ao caderno.

O coordenador da escola municipal Alceu Anzelotti, Eric Ferraz falou sobre as mudanças que a iniciativa proporcionou. “Muitas pessoas têm o costume de achar que crianças do 1º ano ainda não possuem a capacidade de fazer uma produção de texto, e acabam não dando chance para que isso aconteça. É por isso que com esse projeto as oportunidades são infinitas, e realmente vale a pena desenvolvê-las”.

Conferência de Educação Integral

Dando continuidade aos projetos pedagógicos, os profissionais participantes do projeto ‘Franco Educa Mais’ fizeram a exposição dos seus trabalhos manuais na Conferência de Educação Integral, trazendo brincadeiras interativas com a proposta de trabalhar os espaços das escolas em sua totalidade, abrangendo áreas internas e externas.

O Franco Educa mais é uma iniciativa que busca a ampliação do tempo de aprendizagem dos estudantes dos 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental I, no contraturno do horário escolar. Suas atividades diferenciadas de formação integral oferecem alternativas que permitem a descoberta de caminhos e meios para o ensino.

Formada em letras pela USP, a assessora Maria Celeste, falou sobre a importância dos encontros para a educação do município e formação dos professores. “Esse projeto visa a atualização da didática dos educadores. Após essas formações, os professores passaram a se sentir mais à vontade para realizar práticas que eles já fazem, mais de forma mais produtiva. Além disso, esses encontros valorizam a bagagem de conhecimento que o professor já possui e, ao mesmo tempo, oferece outros caminhos para a aplicação do ensino devido ao aspecto lúdico e cultural que compartilhamos aqui”, ressaltou.

Texto: Danielle Magalhães – Foto: Gabriela Saça