Alunos da Escola Estadual Elvira Parada Manga participaram de plantio de mudas no Parque Pretória

Para conscientizar a população sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, a fim de incentivar a proteção do meio ambiente, a prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Habitação promoveu nesta quinta-feira (5), um plantio de mudas no bairro Parque Pretória, na rua Bem-te-vi,  e contou com a participação de crianças da Escola Estadual Elvira Parada Manga.

Veja fotos da ação.

Estudantes do 2° ano do ensino fundamental participaram da plantação. Acompanhados pelo diretor José Carlos e das professoras Maria Cicera e Gleice Nolli, os alunos formaram fila e se organizaram em dupla para iniciar a plantio.

Camilly Vitória dos Reis, de 8 anos, disse que nunca havia plantado nada antes, a partir disso, não esqueceria esta vivência. “Essa foi a minha primeira vez. Eu plantei duas mudas com a minha amiga e estou me sentindo tão alegre, espero poder ver essas árvores enormes”, contou.

Com intuito de trazer benefícios à natureza, o trecho da rua Bem-te-vi, recebeu cerca de 75 mudas de árvores. Segundo a bióloga Helga Otaviano, foram plantadas 5 espécies de árvores, sendo, paineira, ingá, sangra d’água e a quaresmeira, de origem brasileira. 

“Essa ação auxilia no equilíbrio ecológico e na recomposição da mata ciliar, evitando o assoreamento do córrego. Além de manter a temperatura do microclima urbano, há melhora no ar e é oferecido alimento para a fauna”, declarou Helga.

Sobre as espécies das árvores

Paneira é uma árvore de grande porte, quando floresce chama atenção devido ao tamanho das pétalas, geralmente o florescimento é em fevereiro e permanece até o final de abril. Já a sangra d’água é de médio porte, floresce em janeiro e seus benefícios (sementes) atuam em prol da fauna.

A árvore frutífera ingá ajuda a fortalecer o solo por ser rica em vitamina A e é comum em regiões próximas a lagos e rios. Os nutrientes do fruto também podem beneficiar os moradores, visto que contém sais minerais, essenciais para o bom funcionamento do organismo. Por fim, a quaresmeira, típica do território brasileiro, é considerada de porte pequeno a médio e a floração ocorre duas vezes ao ano, despontando abundantes flores arroxeadas.

Texto: Heloísa Maia – Foto: Danielle Magalhães


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).