CAPS II comemora 5 anos de atuação em Franco da Rocha

Na sexta-feira (29), o Centro de Atenção Psicossocial Luiz Marcelo Mazarini Novaes (CAPS II), comemorou cinco anos de existência com uma festa dançante e com o II Batizado de Capoeira, contando com a participação dos pacientes e dos familiares para a festividade.

Veja fotos do evento.

Pela manhã, aconteceu o Batizado de Capoeira que consagrou a parceria com o professor Claudemir Ramos, conhecido como “Mestre Costinha”, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Há três anos, o capoeirista ensina o esporte para os atendidos, levando união e espírito de equipe para os frequentadores da unidade.

O batizado é uma roda de capoeira solene e festiva, que acontece quando os iniciantes recebem seu primeiro cordão. Os alunos que já foram batizados também podem passar para graduações superiores. Os cordões são destinadas a capoeiristas de diferentes idades e possuem cores distintas que representam elementos da natureza.

Complementando a programação de aniversário, houve ainda uma exposição das obras de Antonio Satilio, artista conceitual que é atendido no CAPS II e mora na primeira Residência Terapêutica do município.

Na sequência, com muita música e animação, os frequentadores participaram da festa dançante de aniversário.

O CAPS II

A unidade atende pessoas com sofrimento mental severo e persistente, que são os casos de psiquiatria, compondo, junto a outros equipamentos, a rede de atenção psicossocial do município, em substituição ao antigo hospital psiquiátrico.

São atendidos cerca de 470 pessoas, divididas em grupos, individuais, oficinas terapêuticas, orientações sobre direitos civis, atendimento psiquiátrico e medicação assistida. O atendimento propõe o cuidado em meio aberto, comunitário e do SUS (Sistema Único de Saúde), evitando as internações psiquiátricas.

A unidade conta ainda com a ajuda dos alunos do Colégio Brasília, que há quase um ano realiza estágios com os pacientes, consagrando a saúde mental como campo de atuação e ensino para os jovens.

Texto: Gabriela Saça – Fotos: Equipe CAPS II