Professores e familiares se emocionam em formatura do Proerd na escola municipal José Augusto Moreira

A formatura é um momento especial que celebra o resultado de muita dedicação, estudo e aprendizado. Para os alunos dos 5º anos da EMEB José Augusto Moreira não foi diferente, na sexta-feira (29), eles participaram da solenidade de encerramento do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Veja fotos.

No pátio da escola, cerca de 100 estudantes tomavam os acentos para aguardar o início cerimônia, e no andar de cima, os corredores estavam repletos de pais e familiares, que, emocionados, acenavam para registrar cada gesto e sorriso das crianças.

A cerimônia contou também com a participação do corpo docente da escola, além da supervisora da Secretaria da Educação Paulina Maia, da diretora da escola Elaine Aparecida da Silva, da vice Thaísa Ventura, e dos integrantes do projeto, o policial militar e professor Pedro Sérgio, a cabo Sheila e o soldado Nascimento. Todos foram recebidos com muito carinho e entusiasmo pelas crianças.

A formatura

“Luz, câmera, ação”, a frase dita pelo soldado Nascimento marcou o início da solenidade com a leitura de redações escritas pelas crianças com o tema “O que eu aprendi com o Proerd. Foram selecionadas 5 produções de texto, uma de cada sala do 5º ano. Com suas palavras, os estudantes relataram suas experiências pessoais com o programa, entre lições, relatos familiares e alerta sobre o perigo do consumo de drogas.

O curso do Proerd é realizado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo e visa a prevenção ao uso indevido de drogas entre jovens do ensino fundamental. A ação ocorre em parceria com a escola e a comunidade para levar informação sobre o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a desenvolver habilidades para resistir a pressões externas e influências negativas. Ao todo são 4 meses de curso, com 10 aulas, nas quais os alunos contam com o material didático distribuído também para os pais e professores.

Os estudantes que tiveram os textos selecionados receberam como premiação uma medalha do programa e um par de ingressos para o cinema da cidade.

Feliz com o prêmio, a aluna Beatriz de Oliveira falou sobre o que aprendeu com o curso. “Eles ensinaram que as drogas não valem a pena, tudo de um jeito divertido, vimos também que o crime e a violência são coisas para se manter longe. O policial Pedro é engraçado e divertido, sempre nos fazendo rir. Tenho certeza que ele faz tudo com dedicação. Vou sentir saudade do Proerd”, disse.

Emoção e agradecimentos

Um dos destaques da formatura foram as apresentações feitas pelas crianças. Em uma delas, os pequenos cantaram a canção ‘Era uma vez’, de Kell Smith. Outro momento que fez alunos, familiares e professores se emocionarem foi a performance dos alunos fazendo coro com a voz potente da professora Nayane, para cantaram a música ‘Não pare’, de Midian Lima.

Bastante emocionada, Claudia Barbosa Silva, mãe da aluna Ana Flávia Silva, contou que as aulas foram como um reforço para a filha. “Ela sempre chegava contando o que os policiais falavam, compartilhando com o irmão menor. Mesmo que a gente já ensine isso tudo em casa, é sempre bom que eles aprendam aqui na escola também. É como se fosse um reforço, só que aqui tem a emoção de estar com os coleguinhas, com os policiais”, detalhou.

A programação da formatura incluiu ainda uma linda homenagem aos professores e à diretora Elaine, que falou sobre o crescimento e evolução dos pequenos. “É muito emocionante ver nossos alunos crescendo, se desenvolvendo e participante de projetos como o PROERD. No ano que vem eles irão para outra escola e vão deixar muita saudade. Vamos guardá-los sempre em nossos corações”.

Querido pelas crianças, o policial Pedro Sergio puxou o coro de juramento do programa e realizou a entrega dos certificados.

Para alegria dos estudantes e familiares, o leão Darren, mascote do PROERD, fez uma participação especial no final da formatura. Muito querido, o mascote foi abraçado e fez fotos com a criançada. Darren é conhecido por representar a coragem necessária para saber fazer escolhas certas para resistir às drogas e dizer não à violência.

Texto e foto: Luana Nascimento