Jovens assistidos pelo CRAS participaram de competição culinária

Na segunda-feira (2), o Núcleo de Segurança Alimentar Nutricional realizou por meio da Secretaria de Assistência Social uma competição culinária com adolescentes dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) participantes do projeto “Observatório de Oportunidades”. Divididos em 4 equipes, eles tiveram 1 hora e 40 minutos para demonstrarem as habilidades conquistadas durante as oficinas de Educação Alimentar Nutricional (EAN).

O Observatório de Oportunidades é um projeto que tem a participação de famílias que recebem benefícios sociais, para que as crianças desenvolvam atividades no período em que estão fora da escola. As ações incluem aulas de dança, teatro, contação de histórias e culinária.

Apresentando a culinária de forma lúdica e divertida, a EAN oferece aos alunos aprendizado sobre pratos saudáveis, de qualidade, com valores acessíveis e técnicas profissionais de finalização e apresentação. Além disso, segundo a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da prefeitura, Nádia Duarte, essa prática propicia o autoconhecimento, onde os jovens podem descobrir seus  talentos e habilidades. Também, desenvolve o trabalho em equipe, fortalecendo as relações interpessoais.

Durante o segundo semestre de 2019, cerca de 60 adolescentes de 12 a 15 anos do grupo “Observatório de oportunidades” participaram mensalmente das oficinas de culinária nas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). No decorrer das aulas, as assistentes sociais e a coordenação de segurança alimentar, identificaram que alguns participantes se destacaram demonstrando habilidades culinárias

Desta forma, os integrantes foram capacitados para executarem apresentações de pratos, dietéticas, pratos gourmets, bem como a importância da higienização dos alimentos e do espaço de produção. Ainda tiveram a oportunidade de  usar a criatividade para criação de novos molhos, recheios e sabores, marcando o prato com a sua identidade.

Ao final do semestre como forma de encerrar o projeto gastronômico, eles criaram uma competição que recebeu o nome de “MasterChef”. Os alunos destacados de cada unidade do CRAS foram selecionados e divididos em equipes, formadas com três integrantes de  unidades diferentes, sendo no total 4 equipes, e a vencedora ganhou ingressos para o parque de diversões Hopi Hari.

A competição

O evento ocorreu durante a tarde no Centro Solidário de Capacitação e Qualificação Profissional, no bairro Jardim das Jabuticabeiras. Cada grupo contou com torcida do lado de fora da cozinha e com a banca de jurados formada pelo Sérgio Abreu, Karin Dartora e Yara Coqueiro.

Os jurados avaliaram as técnicas de apresentação aprendidas durante as oficinas, criatividade, organização, trabalho em equipe, tempo, aroma e sabor. As receitas foram sorteadas na hora e os grupos tiveram um ingrediente surpresa e outro obrigatório, cada equipe teve 1 hora e 40 minutos para preparação da receita.

A 1° equipe do CRAS Vila Bazu preparou cupcake de chocolate, a 2° do CRAS Monte Verde um cupcake salgado, já o 3° grupo do CRAS Lago Azul fez pão de cenoura recheado de queijo e goiabada, e a 4° equipe do Jardim Luciana levou a melhor,  cozinharam um delicioso nhoque de batata com brócolis, garantindo o prêmio MasterChef.

(Texto: Luana Nascimento – Foto: Equipe Centro Solidário)