Alunos aprendem a preparar pães artesanais em oficina realizada pela Secretaria da Cultura

A prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, está realizando uma oficina gratuita de Pães Artesanais, que teve início no dia 17 de janeiro e os pães caseiros já têm feito sucesso entre os alunos.

Na última sexta-feira (24), ocorreu a segunda aula no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, onde os alunos estão aprendendo a fazer receitas doces e salgadas.

As aulas são divididas em módulos teóricos e práticos e vão até o dia 6 de março, com duas turmas, sendo manhã (9h às 13h) e tarde (14h às 18h). Veja fotos da oficina.

Começando pela teoria, com duração média de 1 hora, seguida pelas aulas páticas, onde os alunos colocam a mão na massa e fazem pães com os mais variados recheios.

Logo, na sexta-feira (27), foi dia de aprender a fazer pão doce recheado com abóbora cabotiá (também conhecida como abóbora japonesa, que possui casca verde-escura e coloração interna alaranjada), banana com canela e aveia. Para começar, os participantes receberam farinha de trigo, fermento natural, ovos e leite. Após a mistura dos ingredientes, inicia o processo de preparação da massa, onde o aluno tem liberdade para usar toda a sua criatividade e outras habilidades manuais para chegar ao ponto da massa.

Segundo a professora da oficina, Monja Ana Diaz, o ponto certo da massa é alcançado quando ela apresenta aspecto liso e elástico. “O segredo é sovar bem. Usa-se o peso do corpo através dos braços para mexer”.

Ainda de acordo com a Monja, fazer pães é uma terapia, aumenta a criatividade e melhora o humor, também auxilia os alunos na organização pessoal, por meio do preparo minucioso de cada receita e impulsiona os participantes a imprimirem a sua identidade em cada massa preparada. Além disso, aprender um novo ofício estimula o empreendedorismo e a autossuficiência econômica para que os participantes obtenham uma nova fonte de renda.

Quando finaliza a aula, os alunos vivenciam um momento de degustação com café preparado pela equipe da Secretaria da Cultura.

Já no segundo dia de oficina a turma da tarde preparou uma linda homenagem para a Monja Ana, que completou mais um ano de vida. Chamada pelos alunos de “Monja Ana de todos nós”, a professora recebeu aplausos, um buquê de lírios brancos da paz e uma carta elaborada pelos frequentadores. Em seguida, muito emocionada ela agradeceu e emanou energia positivas para todos.

Ao final do curso, os alunos receberão certificado de participação e livreto com receitas realizadas durantes as aulas.

Texto: Heloísa Maia – Foto: Heloísa Maia e Equipe Cultura