Campanha de vacinação contra o Sarampo já começou e “Dia D” será neste sábado, 15 de fevereiro

Para alcançar crianças e jovens não imunizados contra o sarampo, o Ministério da Saúde, em parceria com os municípios, promoveu para este sábado (15), o “Dia D” da campanha de vacinação contra o sarampo. Neste dia, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas das 8h às 17h para facilitar o acesso dos  franco-rochenses que não conseguem se vacinar durante a semana.

A campanha iniciou no dia 10 de fevereiro e se estenderá até o dia 13 de março.

As vacinas são destinadas às pessoas de 5 a 19 anos que não estejam imunodeprimidas ou gestantes. Além de prevenir o sarampo, inibe a rubéola e a caxumba, desta forma, essa vacina chamada de “tríplice viral”, é a medida mais adequada contra os três vírus.

Os indivíduos que tiveram dúvidas quanto ao calendário de vacinação devem procurar orientação em uma das UBSs, e, se possível, levar a caderneta de vacinação. Além disso, a equipe da saúde disponibilizará atualização das cadernetas de vacinação para as demais idades.

→ Confira o endereço das UBSs da cidade

UBS Dr. Leopoldino José dos Passos, Parque Vitória
Rua Luiz Coutinho de Abreu, 551

UBS Adilson Gomes de Sá, Parque Lanel
Avenida sete de setembro, s/n

UBS Afonso Nobre Baia, Lazo Azul
Avenida Tonico Lenci, 2847

Sobre o sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa, de natureza viral, transmissível, ou seja, contagiosa, muito comum na infância. Geralmente, provoca uma vasculite generalizada, responsável pelo aparecimento das diversas manifestações no corpo, dentre essas, as perdas consideráveis de eletrólitos e proteínas, gerando o quadro grave da doença.

Os sintomas mais comuns são conjuntivite, dor de cabeça, dor de garganta, irritação nos olhos, tosse, perda de apetite, nariz escorrendo, manchas vermelhas pelo corpo e espirros. Para prevenir, o meio mais eficaz é através da vacinação (tríplice viral).

Texto: Heloísa Maia – Arte: Dalmir Junior