Estudantes encontram oportunidade de aprendizado e desenvolvimento profissional em estágio voluntário na prefeitura

O estágio é uma das melhores formas de adquirir experiência para uma carreira de sucesso, e para muitos jovens que ainda não ingressaram no mercado de trabalho, atuar na área ao lado de profissionais qualificados pode oferecer um aprendizado fundamental para o futuro.

A prefeitura de Franco da Rocha tem sido porta de entrada para jovens universitários, como Vanessa de Oliveira, Stefanny Martins e Marcos Eduardo Silva, estudantes de Arquitetura e Urbanismo, que fazem estágio voluntário na Secretaria de Infraestrutura e Habitação. O projeto, coordenado pela arquiteta e urbanista Sangela Cotrim, é recente e oferece oportunidade de aprendizado para alunos que estão em busca de vivência profissional.

Steffany Martins, de 21 anos, está cursando o 9º período do curso na Universidade Paulista (UNIP) e ficou sabendo da possibilidade de estágio na secretaria por familiares e amigos. “Como eu moro aqui em Franco resolvi tentar na prefeitura também. No começo bateu aquele medo, mas a Sangela me recebeu muito bem, e eu pude ver que estava em um ambiente legal, dinâmico, com gente disposta a me ajudar”, relata.

Segundo a jovem, o aspecto financeiro da atividade não foi um entrave. Com dificuldade em conseguir uma vaga na área, ela diz que levou em consideração a necessidade de vivenciar o que aprende em sala de aula, e hoje sente orgulho em fazer parte da secretaria, que contribui ativamente para as transformações pelas quais a cidade vem passando.

“É uma troca constante, aprendo coisas novas todos os dias e vejo que o estágio em prefeitura conta muito para o currículo”, afirma a estudante.

Descobrindo novos caminhos

Capacidade de adaptação e vontade de aprender são habilidades notáveis do estudante Marcos Eduardo Silva. A mais de 1400 quilômetros distante de casa, ele veio de Araguaçu, no Tocantins, para estudar em São Paulo. Atualmente, mora no Parque Vitória, e descobriu o estágio na prefeitura por meio de um professor da Universidade Nove de Julho (Uninove).

“Estudar em São Paulo além de ser muito custoso é cansativo, e aqui na Infraestrutura eu encontrei uma possibilidade de aprender na prática tudo o que estudo, com a vantagem de estar próximo de casa”, relata Marcos. “Estou descobrindo novos caminhos e uma paixão pelo urbanismo, o que também facilita na hora de escolher a área em que vou atuar”.

Além de acompanhar os processos da Diretoria de Planejamento, o estudante diz que trabalha agora no Projeto de Parklets, que está sendo desenvolvido pela pasta, cujo objetivo é criar estruturas para substituir determinadas vagas de estacionamento por espaços de lazer e convívio, tornando a cidade mais democrática e acolhedora.

A ideia de melhorar a qualidade de vida da população aliando desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente está cada dia mais em alta entre os profissionais da área, e também é defendida pela arquiteta Sangela, que é mestranda em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. “Buscamos projetos que visam uma cidade cada vez mais humana, e eu vejo que para os estagiários a possibilidade de fazer parte de todas essas transformações é incrível”, conta.

Atuando há 6 anos na prefeitura, Sangela também foi estagiária voluntária na secretaria e se recorda com orgulho dos projetos dos quais fez parte. “Participei do projeto do Portal Turístico localizado na entrada da cidade e imagino a alegria que eles vão sentir quando virem seus trabalhos ganhando vida”, acrescenta.

Oportunidade de aprendizado e crescimento profissional

Atuando no setor de Fiscalização, Vanessa de Oliveira, moradora de Francisco Morato, lembra que já estava chegando ao final do curso de Arquitetura e Urbanismo e ainda não havia conseguido cumprir a carga horária de estágio exigida pela Uninove.

“Como eu não poderia esperar até que abrisse um processo de estágio remunerado, procurei a Secretaria de Infraestrutura e expliquei minha situação. Fui acolhida já de imediato pelo Miguel Neto (analista de projetos) e, mesmo chegando quase no final do ano eles aceitaram meu pedido”, explica.

Sobre a rotina de trabalho, Vanessa diz que no dia a dia as tarefas são bem mais complexas do que o conteúdo que vê em sala de aula. “Aqui eu vivencio a profissão de verdade, saio para a rua acompanhando as vistorias, visito terrenos. Agora, estou na Aprovação de Projetos, então vemos o pessoal que precisa regularizar imóveis para construção, estudamos as plantas e os projetos, entre outras coisas. É um aprendizado do começo ao fim”, acrescentou a estudante de 23 anos.

Urbanismo por amor

Sangela relata ainda que enxerga nos universitários muito comprometimento, empolgação e vontade de aprender. “Estamos ao lado deles nesse primeiro passo na carreira; eles me ensinam muito e eu aprendo todos os dias. O Daniel Sabino, nosso diretor de Planejamento, também contribui bastante e participa desse processo de troca e aprendizagem”.

Assim que iniciaram, os estagiários receberam uma camiseta com os dizeres “Urbanismo por Amor”, e ao completarem um mês na secretaria, ganharam um bolo para comemorar com a equipe.

“Espero que todo o empenho e proatividade que eles demonstram aqui na secretaria tenham retorno quando entrarem no mercado de trabalho, porque experiência é sempre um diferencial para uma entrevista de emprego formal, conclui Sangela.

É importante destacar que a prefeitura de Franco da Rocha também possui o Programa de Estágio Simplificado, no qual o estudante recebe bolsa-auxílio e auxílio-transporte. O processo vigente é de nº 12/2019 válido até 14/10/20. Os candidatos que prestaram esse concurso serão convocadas conforme a classificação e necessidade das secretarias da prefeitura. (Confira o andamento clicando aqui).

Texto: Luana Nascimento – Foto: Dalmir Junior