Prefeitura de Franco da Rocha alerta a população sobre cuidados com o coronavírus

A prefeitura de Franco da Rocha está mobilizando a população para prevenção e combate ao novo coronavírus. Até o momento, o município não possui casos suspeitos, no entanto, a Secretaria de Saúde já implantou um fluxo de atendimento no serviço de urgência e emergência e todos profissionais estão devidamente orientados para prestar assistência aos pacientes.

Pertencente a uma família de vírus que causam infecções respiratórias, o novo agente do coronavírus (SARS-CoV-2) foi descoberto no final de dezembro, na China. O primeiro caso de coronavírus no Brasil foi confirmado nesta semana, na cidade de São Paulo.

Transmissão

O coronavírus possui diversas formas de contágio, como contato físico, superfícies contaminadas e a mais comum, pelas vias respiratórias, o que possibilita a contaminação por meio do ar, da fala e de gotículas provenientes de espirros. Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1 metro) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

Principais sintomas

Os principais sintomas do coronavírus são semelhantes ao do resfriado comum, como febre, coriza, tosse e dificuldade de respirar, associados ao histórico recente de viagens ou contato com pessoas provenientes das áreas de circulação do vírus, que atinge principalmente os países europeus e asiáticos.

Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus. O Ministério da Saúde indica repouso e consumo de bastante água, e assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA24h) do município.

Como prevenir o coronavírus?

A prevenção é feita por meio de cuidados básicos para reduzir o risco de contrair ou transmitir infecções respiratórias, tais como:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, ou higienizá-las com álcool 70;
– Tossir ou espirrar levando o rosto à parte interna do cotovelo;
– Evitar tocar nariz, olhos e boca antes de limpar as mãos;
– Evitar cumprimentar com beijos no rosto, abraços ou aperto de mãos;
– Usar máscara caso apresente sintomas.

É importante ressaltar que os quadros suspeitos de infecção por coronavírus no município serão notificados, dentro do prazo de até 24 horas, pelo profissional de saúde responsável pelo atendimento à Secretaria Municipal de Saúde e ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de São Paulo.

Para mais informações, acesse o site do Ministério da Saúde, que disponibiliza um material completo sobre o coronavírus, com alertas sobre a doença, boletins atualizados e até mesmo a verificação de boatos que circulam sobre o assunto.

Texto: Luana Nascimento – Arte: Dalmir Junior