Confira o boletim de Franco da Rocha de 21 de março de 2020 sobre o coronavírus

BOLETIM GERAL

1. Os casos suspeitos de coronavírus na cidade subiram hoje (21), para 31, sendo que 1 já foi descartado. A região, no entanto, registrou os dois primeiros casos confirmados para contaminação por COVID-19, um em Caieiras, outro em Cajamar.

Nossa prioridade é conter a expansão da contaminação, que é rápida e invisível. Nos próximos dias, deve crescer o número de casos suspeitos, mas não o de confirmados. Por que?

Porque a capacidade de testagem é limitada e a prioridade é para pacientes mais graves, que já estão necessitando de internação. Pessoas com suspeita mas sintomas leves são colocadas em isolamento domiciliar e recebem acompanhamento médico remoto, para avaliar a evolução dos sintomas.

2. Para ajudar a acompanhar essas pessoas e todo mundo que tiver dúvidas, a prefeitura criou uma central de dúvidas. Todos os dias da semana, das 8h às 22h, uma equipe de profissionais da saúde atenderá pelos números (11) 4800-1901 | 4800-1908| 4800-1912 | 4800-1919 | 4800-1940 para falar sobre a contaminação por coronavírus, sintomas e orientação sobre quando e como procurar os serviços de saúde
.
O contato por meio do #BoletimFranco também continua pelo WhatsApp: 94577-8342.

3. A partir de hoje o comércio está proibido de funcionar, com exceção para mercados, padarias, lanchonetes, restaurantes, farmácias, postos de combustíveis, açougues, feiras livres, lojas de conveniência e casas de ração. Também está proibido o consumo de bebida alcoólica em qualquer estabelecimento. Serviços de entrega e atendimento remoto (delivery) estão permitidos.

O estabelecimento que descumprir a medida está passível de sofrer as penalidades previstas no decreto municipal de número 2.870/2020, como receber multa e perder o alvará de funcionamento.

Para denunciar comércios em desacordo com as medidas, acione a Guarda Civil Municipal: 153 ou 4811-1558.

Confira como os serviços municipais de saúde funcionarão durante o período de emergência:

Consultas e procedimentos agendados estão suspensos, com exceção para consultas de pré-natal, recém nascidos e vacinação;

Também estão suspensos os atendimentos nos Caps Álcool e drogas, Caps Adulto e Caps Infantojuvenil, Centro de Especialidades, Centro de Convivência e Centro de Especialidades Odontológicas. Urgências serão atendidas na UPA, e as odontológicas serão nas UBSs;

Todas as unidades básicas de saúde, no entanto, estão abertas para acolhimento dos pacientes;

As UBS funcionam diariamente, das 7h às 16h e devem ter seu horário de atendimento ampliado nos próximos dias;

A vacinação contra gripe começa na segunda, também nas UBS, e o primeiro grupo a ser imunizado são os profissionais de saúde e pessoas com mais de 60 anos. Importante lembrar que a vacina é contra a gripe comum e não protege contra o coronavírus.

5. Vamos ampliar nossas equipes de atendimento com contratação de dezenas de profissionais da saúde. Iniciaremos a análise de currículo na segunda-feira (23), com prioridade para quem mora perto das unidades, para reduzir a necessidade de deslocamentos, e não esteja nos grupos de risco de contaminação. Receberemos currículos pelo email: dir.geral@fundacaojuquery.org.br;

Este boletim será atualizado diariamente ou sempre que for necessário. Você também pode consultar o #BoletimFranco por meio do WhatsApp para tirar dúvidas e receber informações: (11) 94577-8342.