Confira o boletim de Franco da Rocha de 26 de março de 2020 sobre o Coronavírus

BOLETIM GERAL

1. Os casos suspeitos de coronavírus na cidade subiram hoje (26), para 119, sendo que 1 já foi descartado. Ontem (25), a cidade confirmou seu primeiro caso, testado na rede privada de saúde. A pessoa segue estável em isolamento residencial.

2. Muita gente está perguntando sobre as medidas de auxílio, como distribuição de cestas básicas e renda extra a quem não está conseguindo trabalhar com a quarentena. São muitas dúvidas e informações; amanhã pela manhã, enviaremos um boletim especial com tudo sobre isso, o que já está disponível e como vai funcionar. Aguardem, por favor, que vamos responder todas as perguntas.

3. Cerca de 12 mil franco-rochenses já foram imunizados na campanha contra a gripe. O primeiro grupo de vacinação (pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde) será atendido plenamente. Lembrando que a segunda etapa da campanha, que atende doentes crônicos, professores e profissionais das forças de segurança, começa no dia 16 de abril.

4. Nesta tarde (26) teve início a operação de limpeza e higienização sanitizante nos locais que recebem a maior circulação de pessoas da cidade. A medida se estenderá em todos os pontos da região central, além dos bairros, que receberão a limpeza nas áreas onde ficam localizadas as unidades básicas de saúde.

5. Começamos hoje (26), no parque municipal, a montagem da estrutura provisória para atendimento para doentes do coronavírus. A estrutura deve estar pronta até a próxima semana, com capacidade para 40 leitos.

6. O decreto municipal que estabelece as novas regras de funcionamento nos comércios da cidade continua em vigor.

Lembrando:

– restaurantes, lanchonetes e bares deverão atender apenas por delivery, sem atendimento presencial;
– padarias não podem ter serviço de atendimento à mesas e balcões;
– para mercados, a determinação é que o estabelecimento limite a entrada de clientes em apenas 10 pessoas por caixa de atendimento. Exemplo: se no mercado operam 5 caixas, 50 pessoas podem continuar no interior da loja; conforme um cliente sair, outro pode entrar. Evitem sair em grupos, uma pessoa só da família pode ir às compras por vez;
– farmácias, postos de combustíveis, casas de ração, açougues e os Correios continuam funcionando normalmente.

7. Para auxiliar o comércio local, a prefeitura lançou o Guia do Comércio, que reúne os estabelecimentos que farão atendimento delivery, acesse: http://coronavirus.francodarocha.sp.gov.br/guiadecomercios/.

Para divulgar seu negócio, envie um e-mail para comerciodefranco@gmail.com o nome da sua empresa, o ramo, o telefone para contato e suas redes sociais.

8. Enquanto durar o prazo da calamidade pública, não serão cobrados juros e multas de nenhum tributo municipal, inclusive acordos do Refis. Se você tem uma parcela vencendo por esses dias, não precisa se preocupar porque você vai poder pagar depois.

9. A Guarda Civil Municipal dobrou o turno e segue trabalhando com a capacidade máxima do efetivo, reforçando a fiscalização dos estabelecimentos que estão em desacordo com as medidas adotadas pelo município. Para denunciar, ligue: 153 ou 4811-1558.

10. Todas as informações sobre o estado de emergência você encontra na nossa página especial: http://coronavirus.francodarocha.sp.gov.br/.

Este boletim será atualizado diariamente ou sempre que for necessário.

Você também pode acompanhar outras notícias em nossos canais oficiais:

instagram.com/prefeituradefranco
twitter.com/prefdefranco