Supermercados do município se adaptam às medidas para conter aglomerações

O decreto municipal (2.875/2020) que estabelece as novas regras de funcionamento para os comércios da cidade começou a valer ontem (24), e os supermercados da cidade já estão se adequando às novas resoluções.

Entre as determinações previstas no decreto os supermercados devem manter em seu interior o número máximo de 10 pessoas por caixa de atendimento. A medida visa reduzir aglomerações e assim, conter a contaminação pelo Coronavírus.

Neste momento somente os serviços considerados essenciais estão autorizados a continuar operando com atendimento ao público, são os supermercados, farmácias, feiras livres, lojas de conveniência, açougues, loja de venda de alimentos para animais, entre outros.

Os supermercados do município já adotaram as medidas de higiene e distanciamento social que também estão previstas no decreto, além do controle de acesso, que determina que comércio limite a entrada de clientes em apenas 10 pessoas por caixa de atendimento, ou seja, se no mercado operam 5 caixas, 50 pessoas podem continuar no interior da loja; conforme um cliente sair, outro pode entrar.

Além disso, de acordo com o decreto, os comércios também devem intensificar ações de limpeza, disponibilizar álcool gel para os clientes, divulgar informações acerca do Coronavírus, bem como as medidas de prevenção à doença.

Todas essas medidas têm como objetivo evitar aglomerações e coibir a disseminação do Coronavírus.

Confira outras determinações previstas para os estabelecimentos do município:

– Restaurantes, lanchonetes e bares deverão atender apenas por delivery, sem atendimento presencial;

– Padarias não podem ter serviço de atendimento à mesas e balcões;

– Farmácias, postos de combustíveis e casas de ração continuam funcionando normalmente.

Lembrando que para auxiliar o comércio local, a prefeitura divulgará está divulgando os estabelecimentos que farão atendimento delivery na plataforma “Você e Franco contra o Coronavírus”. Acesse pelo link: http://coronavirus.francodarocha.sp.gov.br/guiadecomercios/.

Os comerciantes que desejam divulgar seus serviços devem enviar e-mail para comerciodefranco@gmail.com, com o nome da empresa, o ramo, o telefone para contato e suas redes sociais.