Oficinas culturais serão transmitidas por videoaula durante período de quarentena

Para dar continuidade aos cursos oferecidas nas Oficinas Culturais, a prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, disponibilizará aulas online durante o período de quarentena.

Produzido pelos arte-educadores da prefeitura, o conteúdo de cada oficina estará disponível semanalmente para toda a população. O acesso às aulas é livre e gratuito e pode ser feito pelo celular ou computador, basta procurar pelo canal da Secretaria da Cultura no Youtube. Acesse o link: http://abre.ai/oficinasculturaisemcasa.

A iniciativa foi adotada como alternativa para não comprometer as atividades oferecidas no Centro Cultural Newton Gomes de Sá. São mais de 30 opções nas áreas de arte, música, dança, teatro e fotografia, disponíveis para serem acompanhadas a qualquer momento, em casa, respeitando as recomendações da Organização Mundial da Saúde.

Confira o cronograma das aulas:

Segunda-feira
– Leitura Musical (Viola Caipira)
– Cinema
– Fotografia

– Reciclart
– Xilogravura e Estamparia
– Desenho Experimental
– Teatro
– Hip-hop

– Desenho de Observação
– Percussão
– Teatro Especial
– Grafite
– Estamparia
– Coro Cênico Percussivo
– Canto Coral
– Circo

– Bordando Memórias
– Pintura
– MC – Arte das Palavras
– Ateliê Cênico Musical
– Dança para idosos e adultos
– Palhaço

– Violão Popular
– Produção Musical e Composição
– Yoga
– Franco Memória
– Street Dance
– Técnicas de Desenho (Grafismo)
– Viola Caipira e Violão
– Musicalização (Teclado)
– Teatro

– Arte Pulsante
– Dança Contemporânea
– Papietagem e Pintura em Tecido
– Circo

Cuidando da saúde mental

A prática de atividades variadas, inclusive artísticas, manuais e musicais, no período de quarentena torna-se muito importantes para a saúde mental. Além de afastar quadros de ansiedade e estresse, as aulas de arte proporcionam também o relaxamento mental e corporal, além estimularem a criatividade.

Nesse momento atípico em que as pessoas estão em casa, as aulas online podem ser o pontapé inicial para começar um novo ofício ou dar continuidade a um cronograma de atividades que ajudam a ocupar o tempo ocioso, criando uma rotina de aprendizado e equilíbrio mental.

Texto: Luana Nascimento – Arte: Dalmir Junior